Uso de óculos é proteção contra COVID-19? Estudos avaliam

Pesquisadores na China estudam sobre o fato de que as pessoas que usam óculos parecem estar correndo menor risco de pegar a COVID-19.

Uso de óculos é proteção contra COVID-19? Estudos avaliam
Foto: (reprodução/internet)

Os autores do estudo, publicado na JAMA Ophthalmology, notaram que desde o surto de coronavírus em Wuhan em dezembro de 2019, poucos pacientes com óculos foram admitidos no hospital que sofriam da COVID-19.

Para investigar mais, eles coletaram dados sobre o uso de óculos de todos os pacientes com COVID-19 como parte de sua histórico médico.

O breve estudo descobriu que apenas 16 (5,8%) dos 276 pacientes admitidos com COVID-19 usavam óculos por mais de oito horas por dia.

Como eles determinaram que todos esses pacientes eram míopes, eles procuraram em seguida a proporção de pessoas com miopia (miopia) na província de Hubei, onde está localizado o hospital.

Eles constataram que isto era muito maior (31,5%), indicando que a proporção de internações hospitalares com miopia (miopia) na COVID-19 era mais de cinco vezes menor do que se poderia esperar daquela população.

Mas como em todos os estudos, os resultados devem ser tratados com cautela.

Embora a proteção dos olhos tenha sido sempre um componente importante do equipamento de proteção individual (EPI), a magnitude da diferença relatada por este estudo levanta suspeitas.

Isto não quer dizer que os resultados podem não ser reais, mas sim que não devemos começar a aconselhar mudanças de comportamento em larga escala (como o uso de óculos de proteção ao lado de nossas máscaras faciais) até que elas tenham sido confirmadas independentemente.

Os olhos são uma porta de entrada para o vírus?

Um dos principais passos para qualquer infecção viral é a entrada inicial no corpo. Enquanto a maior parte do nosso corpo está coberta com proteção -que é muito eficaz na prevenção de vírus ou bactérias que se cruzam em nosso corpo- “membranas” muito mais finas cobrem nossas vias aéreas, sistema digestivo e olhos.

O papel dessas membranas mais finas é permitir coisas externas, como oxigênio, alimentos e, no caso dos olhos, luz, em nosso corpo. Infelizmente, os vírus aprenderam a tirar proveito desses pontos de entrada.

Esta é a razão pela qual os EPI (equipamento de proteção individual) são projetados para proteger esses pontos de entrada, através do uso de máscaras faciais, óculos de proteção e roupas de proteção.

Leia mais: Pesquisadores descobrem anticorpo que pode ser mais eficaz contra COVID-19

Entretanto, enquanto podemos imaginar que o principal ataque a estas regiões vem de partículas virais transmitidas através do ar como aerossóis, a principal maneira que as partículas virais chegam a estes pontos fracos é realmente pelas nossas mãos.

Portanto, faz sentido que cobrir nossos olhos com óculos pode oferecer proteção extra, tanto contra o vírus que pode ser transportado no hálito de outras pessoas, como também para evitar que os usuários toquem seus olhos.

De fato, já em fevereiro houve relatos de pessoas que pegaram a COVID-19 por não protegerem adequadamente seus olhos em ambientes de saúde. Sabe-se também que pontos similares de entrada no corpo (receptores ACE-2) favorecidos pelo coronavírus também estão presentes nos olhos.

Devemos começar a usar óculos de proteção?

Uma parte crítica na interpretação de qualquer evidência proveniente de estudos observacionais é lembrar que a correlação (duas coisas acontecendo juntas) não significa necessariamente a causalidade (uma coisa causa a outra). Para testar a causalidade, é necessário agora um julgamento ou teste controlado.

Leia também: Cientistas da Universidade de Hong Kong desmantem alegações que COVID-19 foi “feita pelo homem”

Idealmente, isto seguiria dois grupos cuidadosamente combinados de pessoas – algumas usando óculos e outras não usando óculos – para ver qual grupo é infectado com mais frequência. 

As evidências de tal julgamento controlado serão sempre muito mais fortes do que as evidências de um estudo observacional como o que foi feito recentemente.

As controvérsias do estudo

Devemos observar também que os autores deste estudo listaram uma série de pontos fracos. Foi um estudo muito breve em um único local.

Os dados dos pesquisadores para a população em geral vieram de um estudo muito anterior sobre uma amostra que não era exatamente compatível (em termos de idade, demografia e outros fatores) com sua amostra admitida no hospital com COVID-19. E não podiam garantir que todas as pessoas com miopia na população geral também usassem óculos por mais de oito horas por dia.

Portanto, embora este novo estudo seja muito interessante, há muitas razões para ser cauteloso quanto a este resultado. Certamente precisamos de mais dados antes que qualquer conselho possa ser dado sobre o uso de óculos de proteção ao lado de nossas máscaras faciais.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Science Alert, The National Center for Biotechnology Information, JAMA Ophthalmology