Google Duo pode ser desativado, enquanto Google Meet recebe recurso de transcrição ao vivo

O software de código aberto Android permite que o Google Duo seja instalado em dispositivos e usado em casos que o Google nunca ou permitiu. Estes incluem alguns set-top boxes, desktops, laptops, relógios, computadores de placa única ou SBCs, e tudo o que estiver entre eles. 

Google Duo pode ser desativado, enquanto Google Meet recebe recurso de transcrição ao vivo
Foto: (reprodução/internet)

O Google, no entanto, tem um sistema instalado que impede que o Android fique completamente fora de seu controle. Um desses sistemas envolve manter os aplicativos Google fora desses dispositivos “não certificados”, como o que estará fazendo com o Google Messages e, em breve, o Google Duo.

O Google tem um processo de certificação em vigor para dispositivos que desejam enviar com os aplicativos e serviços Google Play. Dado como estes se tornaram parte da experiência do Android, é praticamente a estratégia do Google manter os dispositivos e fabricantes alinhados sem alterar tecnicamente a natureza de código aberto do Android. 

Em outras palavras, qualquer um que queira ser considerado um dispositivo Android comercial terá que ser aprovado pelo Google e, consequentemente, seguir suas regras.

O acesso ao Google Duo

Existem maneiras de dispositivos não certificados obterem os componentes do Google Play, nenhum dos quais é sancionado pelo Google, é claro. Esta é praticamente a única maneira que os usuários de aparelhos Android ROM de terceiros, dispositivos Amazon Fire, ou mesmo telefones Huawei mais recentes, poderão ter acesso ao Gmail, Chrome, e similares. 

O Google, no entanto, parece estar planejando uma maneira de bloquear até mesmo isso, pelo menos para seus aplicativos de mensagens.

Leia também: Facebook usa IA para melhorar descrições de fotos para deficientes visuais

Após revelações sobre o Google Messages, o site 9to5Google descobriu na última versão do Google Duo que o aplicativo de chamada de vídeo deixará de funcionar em dispositivos “sem suporte”, ou seja, sem certificação. Contas no Google Duo naquele dispositivo não serão registradas e os usuários são aconselhados a fazer download de seus dados antes que isso aconteça.

Estas mudanças podem ser controversas e, infelizmente para os usuários afetados, não há realmente como contornar que o Google tem o direito de reter o uso de seus aplicativos como achar conveniente. 

Google Meet e Otter.ai

O Otter.ai, um serviço de transcrição que utiliza inteligência artificial ao invés de transcrições humanas, chegou ao Google Meet como uma alternativa ao recurso de legendas do próprio Google

Otter já oferece sua tecnologia de transcrição no Zoom, o software de videoconferência concorrente, além de seus próprios aplicativos móveis e website.

Google Duo pode ser desativado, enquanto Google Meet recebe recurso de transcrição ao vivo
Foto: (reprodução/Otter.ai)

Simplificando, o Otter.ai é um aplicativo que ouve o usuário falar e o transcreve como texto usando inteligência artificial. A ferramenta é bastante sofisticada, com características como o reconhecimento de diferentes alto-falantes e a possibilidade de ouvir o áudio gravado em qualquer ponto de uma transcrição, clicando em uma palavra.

Transcrição de videochamadas ao vivo

A plataforma chegou ao Google Meet na forma de uma extensão Chrome, que agora está disponível na Chrome Web Store. Uma vez instalada, os usuários podem iniciar uma conferência do Google Meet e depois clicar na extensão Otter.ai para puxar um painel lateral no qual a transcrição é mostrada em tempo real.

Leia mais: Páginas do Facebook recebem novo layout, seção de perguntas e mais!

O painel lateral inclui alguns controles, como clicar em um botão para abrir a transcrição na tela inteira, salvar o documento de transcrição e compartilhá-lo com outras pessoas. Há vários benefícios em tal funcionalidade, é claro.

As transcrições permitem que os usuários voltem a percorrer a conversa para referenciar algo que possam ter esquecido, para compartilhar a conversa com outras pessoas que possam não ter podido participar e para manter um registro dos negócios que acontecem na forma de conversas em vídeo ao vivo.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Slash Gear, 9to5Google, Otter.ai, Google

 

References

9to5Google,9to5Google – Google news, Pixel, Android, Home, Chrome OS, more