No Android 11 hoje, o usuário pode usar a tela dividida para abrir dois aplicativos em seu dispositivo ao mesmo tempo. No entanto, o processo é um pouco estranho e não tem acompanhado os novos fatores de forma nos smartphones. Então, para o Android 12, o Google está trabalhando em uma versão renovada da tela dividida chamada “App Pairs”.
Para usar dois aplicativos lado a lado no Android hoje, o usuário precisa abrir um aplicativo e depois ativar a tela dividida para esse aplicativo através do “Recentes”. Isto esconde a maior parte do aplicativo enquanto o resto do telefone abre para a tela inicial para que se possa escolher um segundo aplicativo.
A nova geração de smartphones Android
Como as telas dos telefones ficaram maiores e novas categorias de Androids flip e os telefones de tela dupla chegaram, as capacidades de tela dividida do Android incorporadas não acompanharam o ritmo. Para ajudar com isso, empresas como Samsung, LG e Microsoft criaram suas próprias alternativas de tela dividida.
Leia mais: Google e Qualcomm trabalham para facilitar atualização do Android
Por exemplo, o Microsoft Surface Duo inclui a ideia de “grupos de aplicativos”, que são atalhos de um só toque que abrem dois aplicativos específicos, um em cada tela.
De acordo com informações visualizadas pelo site 9to5Google, o Google está trabalhando para trazer uma renovação completa do sistema de tela dividida no Android 12 com um novo recurso chamado “App Pairs”. Onde o atual sistema de tela dividida efetivamente “pinos” um aplicativo, o sistema de Pares de Aplicativos (App Pairs) do Android 12 agrupará dois aplicativos como uma “tarefa”.
App Pairs do Android 12
O nomeado App Pairs é um recurso que permite que o usuário poderá escolher dois de seus aplicativos abertos recentemente para se tornar um par. Uma vez emparelhado, deverá ser capaz de trocar facilmente para usar um único aplicativo diferente e então trocar de volta para o par que criou.
Assim como com a tela dividida hoje, o sistema Android 12 App Pairs oferecerá um divisor para que o usuário possa ajustar quanto da tela é ocupado por cada aplicativo. Este divisor está na verdade ganhando um pouco mais de funcionalidade, permitindo que se troque rapidamente as posições de seus dois aplicativos, fazendo um duplo-toque do divisor.
Se o nome “App Pair” soa familiar, é porque uma funcionalidade com o mesmo nome já existe há alguns anos nos principais telefones da Samsung. Nesses telefones Galaxy, os App Pairs são atalhos para abrir rapidamente dois aplicativos no modo Multi Window da Samsung. Resta saber se os App Pairs do Android 12 também permitirão esses tipos de atalhos de acesso fácil.
Leia também: Atualização disponibiliza mais recursos no Google Maps e Podcasts para Android
A primeira versão do Android 11 chegou em meados de fevereiro do ano passado, o que pode significar que o Android 12 esteja disponível em algumas semanas. Entretanto, o Android 12 ainda estará em desenvolvimento mesmo meses após a primeira pré-visualização e, portanto, está sujeito a mudanças, o que significa que é possível que o App Pairs simplesmente não possa ser lançado.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: 9to5Google, Samsung
References
Samsung – Samsung Galaxy S21 Ultra 5G | Samsung US