Os chipsets da Mediatek não costumam ser um lado da “conversa principal”, com histórias focadas principalmente em anúncios da Qualcomm, Samsung e, até recentemente, Huawei. No entanto, isso está mudando com a empresa taiwanesa agora comprometida em competir no topo de gama com sua plataforma móvel Dimensity.
Com mais de 100 milhões de telefones MediaTek vendidos no último trimestre, a empresa ultrapassou recentemente a Qualcomm como o maior fornecedor de chips móveis do mundo em termos de participação de mercado. A maioria desses chips são usados em dispositivos de menor preço e de médio alcance, com a Qualcomm mantendo “a coroa” como o maior fornecedor de chipset 5G.
Os chips da MediaTek
No ano passado, a MediaTek viu uma oportunidade de lançar uma plataforma móvel de alto nível que integrava conectividade 5G, visto que a Qualcomm estava mais focada na adoção de 5G em pontos de preço de baixo e médio alcance. Essa plataforma foi a Dimensity 1000+, que suportou desempenho suficiente de CPU e GPU para alimentar smartphones mid e high-end da Oppo, Vivo, Xiaomi, Honor, e Realme.
Ontem (21), a MediaTek anunciou um par de novos chipsets Dimensity, o Dimensity 1200 e o Dimensity 1100. Eles são construídos usando o avançado processo de 6nm da TSMC, portanto são ligeiramente mais eficientes do que os Dimensity 1000 e 1000+, que foram construídos usando um processo de 7nm.
Leia também: AMD revela processadores Ryzen 5000 Mobile para notebooks e gamers
A arquitetura mudou para um tri-cluster composto por um núcleo Cortex-A78 com arquitetura ARM de alto desempenho rodando a até 3 GHz (ou 2,6 GHz para a Dimensidade 1100), três núcleos Cortex-A78 rodando a até 2,6 GHz, e quatro núcleos Cortex-A55 de baixa potência rodando a até 2 GHz.
As especificações da tecnologia MediaTek
A GPU em ambos os chipsets é a Arm Mali-G77, que é uma escolha estranha, pois é essencialmente a mesma GPU de 9 núcleos encontrada na Dimensidade 1000+ do ano passado. Pelo menos o desempenho da CPU deve ser 20% maior com um consumo de energia 25% menor.
Ambos os chipsets de Dimensidade suportam alta taxa de atualização de até 168 Hz a 1080p para a Dimensidade 1200 e 144 Hz para a 1100. O modem 5G integrado ainda suporta apenas bandas sub-6 GHz, mas o MediaTek promete que é o mais rápido de seu tipo.
Leia mais: Samsung divulga oficialmente o chip Exynos 2100 antes do Galaxy S21
Outras características notáveis incluem suporte a sensores de câmera de até 200 megapixels, captura de vídeo HDR de 4K e decodificação de vídeo AV1 acelerada por hardware. Os primeiros smartphones a apresentar os novos chipsets Dimensity 1200 e 1100 deverão vir da Realme no primeiro semestre deste ano.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Spot, MediaTek