Boatos: Apple trabalha em tecnologia para esconder a lacuna da antena do iPad e iPhone

Os futuros iPhones e iPads podem ter nova tecnologia para esconder a lacuna da antena na caixa, desde o uso estratégico de diferentes materiais, até algo tão simples quanto uma fina camada de corante imitando o material da caixa. 

Boatos: Apple trabalha em tecnologia para esconder a lacuna da antena do iPad e iPhone
Foto: (reprodução/internet)

Uma das questões de design dos iPhones e iPads é produzir uma versão que possa efetivamente lidar com ondas eletromagnéticas, sinais criados e recebidos por antenas dentro dos dispositivos móveis. Tornar possível que a antena faça seu trabalho significa utilizar materiais de forma a evitar o bloqueio de um sinal.

Antenas no iPhone e iPad: O dilema da Apple

O projeto para incorporar antenas é difícil, especialmente quando se considera como a Apple projeta e constrói seus produtos. No caso dos iPads, a seção traseira da caixa é um único pedaço de metal, que não oferece passagem através de uma entrada ou uma fenda, nem no uso de materiais que minimizem os efeitos ao sinal da antena.

Uma maneira de resolver o problema é usar um mecanismo de duas partes, introduzindo um espaço ao redor das antenas para permitir a passagem do sinal. Entretanto, tais conceitos podem introduzir outros problemas de projeto, como a eliminação da aparência de um único compartimento sem junções, e o enfraquecimento da estrutura geral.

Um exemplo disso está na evolução dos projetos do iPad da Apple. Dependendo da variante, a entrada traseira pode ser feito de uma única peça de material, enquanto o iPad 2020 tem uma seção visivelmente diferente na parte superior para seus modelos celulares.

A nova patente da Apple 

Em uma patente concedida à Apple pelo US Patent and Trademark Office (Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos) na terça-feira passada (19) intitulada “Carcaça de dispositivo eletrônico de múltiplas partes com superfície contígua preenchida”, a Apple propõe que ela possa criar uma carcaça que ofereça os benefícios eletromagnéticos de uma carcaça de duas partes, mas produzida de tal forma que pareça uma única parte.

A ideia do revestimento da Apple envolve três elementos, ou seja, a maioria da caixa principal com uma seção vazia a ser preenchida, uma segunda parte da caixa para preencher a seção, e tinta. Em resumo, a Apple sugere que uma camada de tinta poderia ser depositada no ponto da junção para cobri-la completamente.

Boatos: Apple trabalha em tecnologia para esconder a lacuna da antena do iPad e iPhone
Foto: (reprodução/Apple)

Enquanto a caixa principal pode continuar sendo feita de metal, a seção secundária pode ser um componente não condutor que não atrapalha as ondas eletromagnéticas, tais como um plástico denso. A segunda parte da carcaça poderia ser feita potencialmente de várias camadas, incluindo uma camada externa selecionada para fins estéticos ou estruturais.

Leia também: Novo conceito do Apple Watch 8 sugere integração com Apple TV, novo layout e design

Outra variação é ter uma inserção extra que pode caber entre as partes do revestimento principal e secundária. Acoplada no interior entre os dois elementos, a inserção poderia manter a presença de um espaço enquanto mantém as duas seções juntas, e poderia ser feita de um material mais permissivo de transmissões de rádio.

A nova construção dos dispositivos da Apple

Independentemente da construção, a Apple sugere o uso de duas camadas de tinta cobrindo a junta. O uso de duas camadas de tinta é para garantir que a cobertura esconda completamente a junção.

A primeira camada de tinta destina-se a preencher e nivelar a costura entre os dois componentes, como uma camada de enchimento. Uma vez aplicada e curada, e as seções indesejadas removidas do revestimento para tornar tudo plano, uma segunda camada de tinta é depositada para esconder a junção em si.

Leia mais: Boatos afirmam que o primeiro dispositivo AR/VR da Apple pode ser lançado em 2022

A Apple apresenta inúmeros pedidos de patente semanalmente, mas embora a existência de um depósito de patente indique áreas de interesse para o desenvolvimento da Apple, eles não garantem que a ideia apareça em um produto ou serviço futuro.

Esta é apenas uma das várias idéias que a Apple está apresentando para mudar o design de seus produtos, tanto para a estética quanto para a praticidade. Ela já propôs anteriormente um iPhone com um display totalmente em vidro, assim como uma versão do iMac feita a partir de uma única folha de vidro.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Apple Insider,  US Patent and Trademark Office