O uso de dados do Facebook Messenger pode deixar segurança de usuários em risco

 Para aqueles preocupados com o que a nova política da WhatsApp de compartilhar dados faria à sua privacidade, pode ser uma boa ideia lembrar quais são as políticas do Facebook Messenger, pois elas também podem ser bastante comprometedoras para a privacidade do usuário, um relatório encontra. Para aqueles que não têm ideia do que o Facebook Messenger faz, aqui está uma atualização.

O uso de dados do Facebook Messenger pode deixar segurança de usuários em risco
Foto: (reprodução/Muhammed Selim Korkutata/Anadolu Agency/Getty Images)

De acordo com a reportagem do site Express.co.uk, o Messenger gratuito para download depende apenas de publicidade direcionada para que ele pague por si mesmo. Portanto,  as mensagens do WhatsApp ainda estão ‘trancadas’ em segurança atrás da criptografia de ponta a ponta. 

Leia também: Esquema de phishing expõe milhares de senhas roubadas no Google

Na verdade, o Facebook admite abertamente que escaneia os textos do Messenger a fim de melhorar seus serviços no Facebook, dentro do Messenger, bem como em toda a rede do Facebook.

É importante notar que ao conversar com um amigo ou amigo da família sobre tentar perder peso por exemplo, os usuários não devem ficar surpresos quando se trata de ver anúncios de proteínas, comprimidos de dieta, ginásios, e etc. As propagandas que os usuários identificam não são realmente por coincidência, mas por promoções algorítmicas baseadas em dados cuidadosamente pensadas.

O Messenger é seguro?

O que torna as coisas piores é que o Facebook até mesmo baixa arquivos dos usuários que são enviados entre amigos e familiares dentro das conversas do Messenger para seus próprios servidores para serem analisados. Os links de sites que são enviados dentro do Messenger também são tomados pelo Facebook para saber mais sobre os interesses dos usuários e o que eles poderiam persuadir o usuário a comprar.

A Apple inclui atualmente um novo relatório de privacidade de aplicativos encontrado em sua App Store para todos os softwares instalados. Isto revela exatamente o que os desenvolvedores de aplicativos poderão rastrear, assim como o que eles planejam fazer com os dados fornecidos.

O uso de dados do Facebook Messenger pode deixar segurança de usuários em risco
Foto: (reprodução/NURPHOTO/Getty Images)

Na listagem do Messenger, a Apple afirma que este aplicativo em particular permite que anunciantes de terceiros possam rastrear o histórico de compras dos usuários que inclui o que eles compraram anteriormente de outros anúncios, bem como suas informações financeiras, a loja física, localização precisa, nome, endereço de e-mail, número de telefone, contatos, fotos e vídeos, histórico de pesquisas, dados de navegação, e muito mais. 

O que o WhatsApp messenger é seguro?

Um artigo da Forbes que se concentra nos destaques do especialista de cibersegurança, Zak Doffman, em relação à extensão da coleta de dados feita no Messenger é descrito como “mais alarmante” quando comparado com as práticas da WhatsApp. 

Leia mais: WhatsApp esclarece as mudanças de privacidade e o compartilhamento de dados no Facebook

Doffman escreve que todo o fracasso da WhatsApp tem sido capaz de distrair muitas pessoas de quão ruim é a invasão do próprio Messenger ou a privacidade do usuário. Foi declarado que não há justificativa para isso e que todos nós sabemos que o Facebook ainda ‘ganha a vida’ coletando dados dos usuários. É assim que os usuários são capazes de pagar pelo serviço “gratuito”, entretanto, diz-se que ainda é preciso haver um limite.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Times, Express.co.uk, Forbes