Doença bacteriana contagiosa na China infecta milhares após vazamento em fábrica

ANÚNCIO

Doença zoonótica altamente infecciosa é geralmente causada pelo contato com o gado.

Doença bacteriana contagiosa na China infecta milhares após vazamento em fábrica
Foto: (reprodução/internet)

Milhares de pessoas no noroeste da China foram diagnosticadas com uma doença bacteriana altamente infecciosa após um surto causado por um vazamento em uma empresa farmacêutica.

ANÚNCIO

Autoridades da cidade de Lanzhou confirmaram que 3.245 pessoas haviam testado positivo para brucelose – uma doença zoonótica geralmente causada pelo contato com animais de criação como vacas, cabras e porcos.

A doença contagiosa pode causar sintomas como perda de apetite, dores de cabeça, dores musculares, febre e cansaço.

A Comissão Nacional de Saúde de Lanzhou, na província de Gansu, disse ter testado 21.847 pessoas até o momento e não ter encontrado mortes por causa da doença.

ANÚNCIO

A comissão disse que o surto tinha sido causado pelo “vazamento contaminado” de uma fábrica em Lanzhou que produzia vacinas para animais.

Alerta vermelho?

Do final de julho ao final de agosto de 2019, gases residuais contendo a bactéria brucella infiltraram-se no ar. Descobriu-se que a fábrica Zhongmu Lanzhou, utilizou desinfetantes vencidos, portanto nem todas as bactérias foram erradicadas do gás residual.

A autoridade sanitária da cidade espera confirmar mais casos positivos nos próximos dias. Outras 1.401 pessoas em Lanzhou testaram como “preliminarmente” positivo para brucelose, de acordo com a CNN.

Em dezembro do ano passado a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, informou que 181 pessoas trabalhando em uma instalação de pesquisa veterinária perto da fábrica haviam sido infectadas pela doença – mas a escala total do surto não foi relatada até agora.  

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Independent, CNN, Xinhua

ANÚNCIO