O Twitter apresenta o aviso “leia antes de retweetar” a todos os usuários.
O Twitter diz que está trabalhando para levar seu artigo “leia o artigo antes de retocá-lo” a todos os usuários “em breve”. A empresa começou a testar o prompt em junho, o qual aparece quando as pessoas vão para retweetar uma história que ainda não clicaram para realmente lerem.
O Twitter diz que sua motivação é “ajudar a promover uma discussão informada”. As manchetes frequentemente não contam a história toda e podem até ser ativamente enganosas.
Encorajar as pessoas a pelo menos ler o artigo que estão compartilhando parece ser uma forma inteligente de promover a alfabetização da mídia e impedir algumas das reações irrefletidas que podem tornar a desinformação viral.
A empresa compartilhou alguns resultados de seu teste inicial do recurso, que foi limitado aos usuários do Twitter no Android. Diz-se que as pessoas mostraram os artigos abertos com 40% mais frequência e que a proporção total de pessoas que abriram artigos antes de twittar novamente aumentou 33%.
A empresa também disse que “algumas pessoas” não retweetaram o artigo depois de abri-lo.
Leia também: Facebook busca excluir informações enganosas de sua plataforma
O Twitter diz que agora está “trabalhando para levar estes avisos a todos globalmente em breve” e que no futuro, o aviso será menor quando for mostrado aos usuários uma vez (“porque nós conseguimos que você o receba”).
Este não é o único recurso que o Twitter tem testado para melhorar a vida em sua plataforma. Outros incluem um recurso que avisa os usuários antes que eles enviem respostas ofensivas e a opção de limitar quem responde aos tweets (que agora foi lançado globalmente).
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br