Só pelo fato de navegar na internet, o usuário já está vulnerável a cair em uma fraude e ter, por exemplo, seus dados roubados. Pode ser um anúncio falso, um pop-up irritante, ou até mesmo um e-mail fazendo-se passar por outra pessoa para obter sua confiança. Mas, num futuro próximo, isto pode mudar.
Cientistas britânicos que demonstraram um protótipo de rede quântica que poderia proteger as contas de cada ser humano na Internet contra hackers.
Rede quântica – uma solução para resolver um problema de hacking
Daily Mail UK publicou uma reportagem sobre a Universidade de Bristol, a mais nova descoberta da Inglaterra em termos de serviço de internet do mundo. Os cientistas da universidade contaram à imprensa sobre a tecnologia que recentemente demonstraram para corrigir a teoria da internet ‘ihackeável’.
Usando física quântica e tecnologia quântica, os pesquisadores criaram uma rede ou sistema seguro que divide partículas de luz que levam informações a vários usuários da Internet a partir de uma única fonte central. Ou ainda, basta dizer um emaranhamento quântico.
Como essa proposta funciona
O emaranhamento quântico acontece quando duas partículas que estão a um milhão de metros de distância ainda podem reproduzir-se simultaneamente. Este processo tem em conexão com o processamento de informações e até mesmo computadores quânticos.
Esta tecnologia, uma vez estudada, ainda mais, poderia tornar o envio de mensagens on-line tão privado quanto hoje. A rede quântica não permitiria qualquer interceptação dentro do sistema. Em termos leigos, ela impedirá os hackers de acessar suas mensagens nas mídias sociais.
“Isto representa um grande avanço e torna a Internet quântica uma proposta muito mais realista”, disse o autor do estudo Dr. Siddarth Joshi no Laboratório de Tecnologia de Engenharia Quântica (QET) da Universidade de Bristol.
Leia também: A privacidade na Internet é afetada na União Europeia
“Até agora, a construção de uma rede quântica tem acarretado custos, tempo e recursos enormes, além de muitas vezes comprometer sua segurança, o que derrota todo o propósito”.
“Nossa solução é escalável, relativamente barata e, o mais importante de tudo, inexpugnável”. Isso significa que é uma mudança de jogo emocionante e abre o caminho para um desenvolvimento muito mais rápido e a implantação generalizada desta tecnologia”.
Como eles desenvolveram a iniciativa
Em geral, a conectividade com a Internet está sendo estabelecida através de uma conexão física como a fibra de vidro. Neste caso, foi diferente.
Os pesquisadores só criaram um sistema onde cada usuário só tem uma única fibra de vidro conectada a uma fonte de enredamento quântico.
A Universidade de Bristol primeiro criou uma rede para oito usuários usando caixas receptoras monitoradas dentro do laboratório, cada uma recebendo informações do sistema único.
Para conhecer a confiabilidade de sua distância, as caixas eram conectadas a fibras ópticas em toda a área e transmitiam mensagens via comunicação quântica através da rede de fibra óptica existente na cidade.
Os cientistas por trás da experiência acreditam que a multiplicação poderia reduzir os custos de cada região com sua comunicação de mais de US$ 6 bilhões para cerca de US$ 6 milhões.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Times, Daily Mail