Cuidado com o golpe no PayPal que pode roubar seu dinheiro sem clicar em um botão!

O PayPal tem sido uma das formas mais populares de transferir dinheiro on-line e, embora seja a mais popular, isso não significa que seja imune a falhas. Um problema recente foi descoberto por alguns jornalistas.

Cuidado com o golpe no PayPal que pode roubar seu dinheiro sem clicar em um botão!
Foto: (reprodução/internet)

Alguns golpistas que estão tentando usar o PayPal para obter dinheiro dos usuários, mas de um jeito muito convincente.

Quando você olha pela primeira vez para o problema, o e-mail contendo o esquema parece, na verdade a óbvia tentativa de phishing – método usado por golpistas que faz as pessoas compartilharem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito -, com a linha de assunto explicando que alguém precisa de ajuda. 

Há um certo botão anexado ao e-mail que diz claramente “ver e pagar fatura”. Embora a maioria dos golpes sejam bastante óbvios, há pessoas potenciais que seriam vítimas de golpes ainda mais complicados.

O e-mail recebido pelos usuários que poderiam ser vítimas de fraudes é do próprio PayPal (service@paypal.com). Quando os usuários entram no e-mail, você será redirecionado a uma fatura simplesmente esperando no seu próprio painel de controle do PayPal.

Você verá então a transferência já pendente mesmo que não tenha clicado no temido botão.

Em um artigo da Engadget, uma certa repórter de nome Dana Wollman foi alvo do esquema e, embora ela tenha conseguido resolver o problema, ela decidiu investigar e ver se outros foram vitimizados e eis que realmente havia outros.

As descobertas de Dana Wollman

Segundo a repórter, ela descobriu que no Twitter ela não estava sozinha e que o esquema não é nem mesmo novo. Embora a organização em questão nem sempre seja realmente a DirectRelief, o e-mail geral ainda parece ter um modelo consistente.

O PayPal também falou com a Engadget dizendo que eles estão cientes das fraudes e dizem que é um esquema bastante comum de tentar alavancar as marcas. A porta-voz também observou que eles estão levando o assunto muito a sério e estão trabalhando incansavelmente para remover as faturas incorretas, a fim de garantir as informações de seus clientes.

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O representante também acrescentou que, além de uma gama enorme de diferentes métodos sofisticados de detecção proativa e também de mitigação, eles tomarão medidas rápidas a fim de proteger as contas dos clientes.

O que o PayPal não disse

O porta-voz do PayPal no entanto, ainda se recusou a esclarecer que tipo de ferramentas de detecção de fraude estão usando. Também não houve resposta a certas perguntas perguntando que guardrails particulares realmente impedem esses indivíduos de enviar uma fatura.

De acordo com o repórter da Engadget, ainda parece que, apesar de alguns esclarecimentos adicionais da própria empresa, talvez qualquer um possa realmente enviar uma fatura para qualquer um.

De acordo com o artigo da Engadget, também vale a pena notar que esta empresa com um surpreendente limite de mercado de cerca de US$ 239,5 bilhões ainda carece de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento ao cliente, entretanto, não está disponível para o aplicativo.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Times, Engadget