312 dias de viagem de balão: Recorde mundial quebrado pelo Google

ANÚNCIO

Loon, projeto criado pelo Google, estabelece recorde de voo com 312 dias de viagem de balão.

312 dias de viagem de balão: Recorde mundial quebrado pelo Google
Foto: (reprodução/Alphabet)

Loon, da Alphabet, projeto focado na criação de novas capacidades de rede utilizando a infraestrutura na estratosfera, estabeleceu um novo recorde mundial para um voo estratosférico contínuo.

ANÚNCIO

Um dos balões de ultra-altitude da Loon voou por 312 dias seguidos, batendo o recorde existente de 223 dias e quase acumulando um ano inteiro de tempo.

O balão recorde da Loon

O balão em questão decolou de Porto Rico em maio de 2019, e depois rumou ao Peru, onde participou de um teste de serviço por três meses, depois rumou para o sul sobre o Oceano Pacífico, e finalmente terminou em Baja, México, para um desembarque em março deste ano.

Sal Candido da Loon, disse em um post no site Medium, que o voo que bate recordes é o resultado do trabalho contínuo da empresa para avançar sua tecnologia e impulsionar tanto o hardware quanto o software de maneiras novas e inovadoras.

ANÚNCIO

Leia também: Drone movido a energia solar levanta voo em teste nos EUA

Parte disso significa tirar o máximo possível com balões como este, e Candido aponta que Loon tem uma vantagem única sobre os balões mais tradicionais, projetados para observação meteorológica, pois recupera praticamente todos eles, e pode estudar os melhores desempenhos com extremo detalhe.

Isso lhe permite replicar e melhorar o que está indo bem quando os balões estão permanecendo no alto por longos períodos.

A ambição da Loon

Os balões estratosféricos de longa duração são úteis porque significam que Loon pode fornecer conectividade à área alvo por mais tempo, a custos mais baixos, o que, espera-se, significa conectividade mais acessível para todos, incluindo aqueles em áreas de difícil acesso, onde a infra-estrutura terrestre é proibitivamente cara.

Leia mais: Empresa revela protótipo de jato supersônico comercial

Há muito potencial adicional para a ciência, observação da Terra e rastreamento/modelagem meteorológica, mas Loon está totalmente focado na peça de conectividade do quebra-cabeça no momento, e replicar isto ajudará tremendamente nesse sentido.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, Medium

ANÚNCIO