Drone movido a energia solar levanta voo em teste nos EUA

ANÚNCIO

O Sunglider que é um drone acionado por energia solar, fez chamadas de vídeo utilizando equipamentos de rede da Loon, a empresa de internet da Alphabet.

Drone movido a energia solar levanta voo em teste nos EUA
Foto: (reprodução/internet)

O Facebook não tem mais o projeto Aquila, que tinha o objetivo de dar acesso à Internet a partir de aeronaves, mas uma empresa japonesa chamada HAPSMobile relatou sucesso no teste de tecnologia similar. 

ANÚNCIO

A empresa lançou na quarta-feira (07) um drone gigante movido a energia solar chamado Sunglider, que realizou um teste a uma altitude de 19.000 metros para transmissão de dados durante 20 horas na estratosfera acima do Novo México, nos Estados Unidos.

Usando tecnologia de rede móvel da Loon, o esforço de acesso à internet baseado em balões da empresa matriz do Google, a Alphabet, a aeronave de 79 metros de largura hospedou chamadas de vídeo com o pioneiro da internet Vint Cerf, entre outros. 

Ela também resistiu a ventos fortes, disse a HAPSMobile na quinta-feira (08).

ANÚNCIO

O futuro do transporte autônomo 

É o mais recente exemplo de como aeronaves autônomas e não tripuladas podem potencialmente mudar muitas indústrias

Startups e empresas estabelecidas estão desenvolvendo aeronaves para combater guerras, entregar pacotes, monitorar incêndios florestais e fornecer acesso à Internet de banda larga, entre outras tarefas.

Leia também: Startup anuncia veículos sem motorista para transporte autônomo de carga

O HAPSMobile é propriedade majoritária da empresa japonesa de tecnologia e investimento SoftBank, mas uma participação minoritária é do fabricante de aeronaves AeroVironment

Também está envolvida com o Google, um esforço para promover o pseudo-satélite de alta altitude, ou HAPS, tecnologia para assegurar o alcance global do rádio, para caber no espaço aéreo sem causar problemas e para garantir que as redes HAPS funcionem bem em conjunto.

O Sunglider é impulsionado por 10 motores elétricos e é projetado para voar durante meses de cada vez. Ele pode transportar até 68 kg de carga útil. Em elevações acima de 18000 metros,  ele voa acima das aeronaves convencionais e da maioria das nuvens.

O teste foi realizado no Spaceport America, no sul do Novo México, onde a equipe HAPSMobile realizou um voo de teste em junho.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: CNET, HAPSMobile, Spacesport America

ANÚNCIO