Os protótipos sem cabine da empresa estão programados para começarem os trabalhos nas estradas em 2021.
Einride, a empresa sueca autônoma de caminhões, revelou um novo tipo de veículo que a empresa espera ter na estrada entregando cargas a partir de 2021.
Os veículos, denominados Transporte Elétrico Autônomo (AET), vieram em quatro variações diferentes. E assim como os protótipos anteriores da Einride, eles vêm sem volantes, pedais, para-brisas e, em geral, sem cabine.
A Einride e seus projetos
A Einride está no ramo de lançamento de protótipos de veículos interessantes e cativantes desde a sua fundação em 2016. Houve o T-Pod sem cabine, lançado em 2017, quatro dos quais operam nas vias públicas de transporte de carga para o Oatly, o produtor sueco de alimentos.
Um ano depois, a empresa revelou o T-Log, construído para ser mais poderoso que seu predecessor para o trabalho de transportar toneladas de madeira. Agora ela tem um veículo de última geração que espera poder colocar em produção.
A Einride também está envolvida com a parte menos glamorosa do trabalho, que é testar, validar e buscar aprovação regulatória para seus veículos, todos elétricos e que podem ser controlados remotamente por um operador humano, além de operar de forma autônoma sem intervenção humana.
A empresa ainda tem que revelar seus planos de produção e fabricação.
Os novos veículos da Einride
Os novos veículos da AET vêm em quatro níveis.
Os dois primeiros – AET 1 e AET 2 – têm velocidades máximas de 30 km/h, pesam 26 toneladas, têm cargas úteis de 16 toneladas e uma autonomia de bateria de 130-180 km. AET 3 e AET 4 têm peso e capacidade de carga útil similares, com velocidades máximas de 45 km/h e 85 km/h, respectivamente.
A principal diferença entre as quatro variantes é seu domínio operacional, ou condições sob as quais o carro pode dirigir de forma autônoma. A AET 1 é projetada para operar dentro de uma geofence, ou uma área geográfica definida, enquanto a AET 2 é autorizada a viajar fora de uma geofensa utilizando a teleoperação.
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AET 3 é projetada para ambientes rurais, e AET 4 para a condução em rodovias. Ou, como diz Falck, o CEO da Einride:
A próxima geração de Pod é um veículo singular, mas opera em até quatro domínios operacionais diferentes (níveis de AET).
Assim, por exemplo, se um cliente solicitar uma POD com capacidade AET 3, ela é capaz de operar em instalações fechadas (AET 1 – Cercado), em rotas de entrega próximas (AET 2 – Próximo), e em estradas secundárias entre destinos a velocidades de até 45 km/h (AET 3 – Rural).
A tecnologia sustentável
Cada POD, independentemente do nível AET, é capaz de acionamento autônomo SAE nível 4 e pode ser operado remotamente quando necessário.
Em termos de características técnicas, cada POD será quase idêntico, com algumas configurações diferentes de hardware e software, dependendo tanto das necessidades exclusivas do cliente quanto das exigências do domínio operacional.
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Isso significa uma transmissão elétrica, hardware telemático proprietário que faz interface com a plataforma de mobilidade de carga, e hardware de acionamento autônomo como LIDAR, câmeras e sensores em cada POD.
A Einride afirma que seus novos veículos “reduzirão os custos de transporte em até 60% e as emissões de CO2 em 90%” – uma afirmação ousada, mas impossível de ser comprovada, já que a empresa ainda não tem um negócio totalmente escalonado.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: The Verge, Tech Crunch