Vazamento de ar preocupa a Estação Espacial Internacional

ANÚNCIO

A Nasa ainda não consegue encontrar a fonte de um vazamento que está deixando sair o ar da Estação Espacial Internacional.

Vazamento de ar preocupa a Estação Espacial Internacional
Foto: (reprodução/Twitter/Astro_SEAL)

Em um comunicado em 28 de setembro sobre a próxima missão de carga da Northrop Grumman NG-14 Cygnus, a Nasa disse que sua investigação sobre o vazamento continua.

ANÚNCIO

Ela já está procurando a causa do vazamento há várias semanas.

“A partir desta manhã, não havia indicação clara de onde o vazamento estava”, disse Greg Dorth, gerente do Escritório de Integração Externa do Programa ISS da Nasa.  

“As equipes ainda estão analisando os dados e os avaliando”.

ANÚNCIO

A equipe do ISS permaneceu no módulo de serviço Zvezda durante o fim de semana, enquanto outros módulos foram abertos e fechados a fim de identificar qual deles tinha o vazamento, mas o esforço foi em vão.

O módulo atuou como alojamento quando a permanência da estação espacial começou em 2000.

As consequências do vazamento

O vazamento não representa nenhum risco nem para a estação nem para as pessoas que vivem a bordo, pois a estação pode ser repressurizada usando tanques de nitrogênio.

O astronauta da Nasa Chris Cassidy enfatizou novamente esse ponto em uma série de tweets antes de ir para o isolamento em Zvezda.

“Estranhamente os dados não nos apontavam para nenhum local em particular. Ontem e hoje, Anatoly e eu estivemos verificando todas as vedações das janelas (não #navyseals) para qualquer indicação de vazamento usando um detector de vazamento ultra-sônico”, ele tweetou em 24 de setembro.  

“Até agora não tivemos sorte em encontrar a fonte, mas parece que vamos tentar novamente com o isolamento do módulo neste fim de semana”. 

Leia também: Viagens interstelares serão possíveis agora?

“Não há danos ou risco para nós como tripulação, mas é importante encontrar o vazamento que não estamos desperdiçando ar valioso”.

O vazamento ocorreu pela primeira vez em setembro de 2019, mas permanece um mistério para a Nasa desde então.

Muitas naves espaciais de carga estão programadas para chegar à estação no início de outubro.

A carga NG-14 Cygnus deverá chegar à estação em 4 de outubro; isto “marca o início de um mês de tráfego de veículos movimentado na ISS”, disse Dorth.

No final de outubro, a tripulação da ISS chegará a sete astronautas após atracar com uma nova espaçonave Soyuz e a Dragon da Tripulação SpaceX.

Traduzido e adaptado por equipe Revolucao.etc.br

Fontes: Independent.uk, Twitter, Space News

ANÚNCIO