Mapa interativo mostra a história do mundo em 750 milhões de anos

ANÚNCIO

Um antigo engenheiro do Google desenvolveu um mapa que pode acompanhar 750 milhões de anos da história mundial.  

Mapa interativo mostra a história do mundo em 750 milhões de anos
Foto: (reprodução/ Dinousaur Pictures)

Esta ferramenta interativa permite aos usuários ver como uma cidade mudou ao longo dos tempos, assim como aprender como a pangeia mudou o mundo.  

ANÚNCIO

O ex-engenheiro do Google, Ian Webster desenvolveu o site Dinosaur Pictures com base nos mapas PALEOMAP criados pelo geólogo Christopher Scotese. Ele reúne dados científicos em uma ferramenta, que estudantes, professores, pais ou qualquer pessoa interessada na história da Terra poderiam facilmente usar.

Em uma entrevista com a CNN, Webster disse que a história da Terra é mais longa do que podemos conceber, enquanto a atual disposição das placas tectônicas e continentes pode ser diferente no futuro. Isso mostra que nosso ambiente é dinâmico e pode mudar”, acrescentou Webster.  

O website mostra como é a Terra durante um certo período e cada registro de tempo inclui uma breve explicação dos desenvolvimentos mais significativos que aconteceram naquela época.

ANÚNCIO

Webster disse que seu software também ‘geocodifica’ a localização do usuário, depois usa os modelos PALEOMAP da Scotese para mostrar as imagens das localizações no passado.  

“Eu mesmo construí a visualização do globo interativo e a integração de geocodificação e GPates para que as pessoas pudessem conectar seus próprios locais”, acrescentou Webster.  

O website extremamente interativo da Dinosaur Pictures  

Os usuários podem visitar o website onde uma imagem rotativa do globo pode ser vista. No norte do globo é uma questão: “Como era a Terra há … milhões de anos?” no qual os usuários podem clicar no menu suspenso para mudar o número de anos e a imagem da Terra se transformará de acordo. Os usuários também podem clicar no menu suspenso no canto noroeste para encontrar períodos em que organismos ou espécies específicas tenham aparecido.

Quando o usuário questionar: “Como era a Terra há 750 milhões de anos”, uma descrição do que aconteceu no planeta naquele período está escrita no canto sudeste do site. Ela diz que há 750 milhões de anos, a Terra estava coberta de gelo durante a maior era glacial do Período Criogênico.

Leia também: Bolhas de ar podem conter um furacão?

Havia vários tipos de organismos unicelulares como as algas verdes que apareceram pela primeira vez. No entanto, se o usuário escolher a primeira vida multicelular no menu “pular para”, a Terra 600 milhões de anos atrás vai aparecer.

Enquanto isso, os usuários também podem entrar em uma cidade específica na caixa no canto nordeste para verificar como era aquela cidade ao longo da história. Um pino aparecerá automaticamente para localizar a cidade ao longo do tempo. Para facilitar, os usuários podem apenas clicar à esquerda e à direita para ver como era a cidade há milhões de anos.

Há também quatro opções de exibição para escolher: girar o globo, mostrar nuvens, mostrar o equador e iluminação forte. Os usuários podem escolher uma de cada vez, múltiplas opções, ou todas de uma só vez.

O site dá créditos ao Projeto PALEOMAP da Scotese para os mapas tectônicos e paleogeográficos de placas utilizados no site. Entretanto, ele também observa que alguns elementos mostrados na visualização como as posições das nuvens e estrelas podem não ser exatas, embora as localizações estejam a ~100 km enquanto as cores dos mapas são baseadas na batimetria e elevação.  

Traduzido e adaptado pela equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Times, CNN

 

ANÚNCIO