iOS 14: Em atualização, Apple adiciona um botão secreto ao iPhone

ANÚNCIO

O iPhone recebeu um novo botão no mês passado, e talvez ninguém nem tenha notado.

iOS 14: Em atualização, Apple adiciona um botão secreto ao iPhone
Foto: (reprodução/internet)

Mas lançou o iOS 14, a última versão de seu software no iPhone e iPad, que inclui um recurso chamado Back Tap.

ANÚNCIO

O Back Tap adiciona um novo e fascinante “botão” ao seu telefone que embaça a linha entre hardware e software.

O Back Tap transforma toda a parte traseira de seu iPhone em um botão gigante sensível ao toque, que pode ser pressionado duas ou três vezes para acionar funções específicas em seu telefone.

Acessibilidade da Apple

Há uma boa chance de que isso ainda não tenha sido notado. A Apple inseriu as configurações para Back Tap em seu menu de Acessibilidade.

ANÚNCIO

Seu objetivo é dar aos usuários mais opções para interagir com seus aparelhos. A maioria das opções do Back Tap reflete isso, com configurações para abrir o alternador de aplicativos, menu de notificação ou centro de controle; percorrer um aplicativo ou página da web; acionar o Siri; ou tirar uma foto da tela.

Leia mais: iOS 14 da Apple redefine o e-mail e navegador após bugs da App Store

Mas o Back Tap também se liga ao aplicativo de atalhos da Apple, o que significa que o usuário pode efetivamente fazer com que esses novos botões façam quase tudo.

É um tipo de botão fascinante: totalmente invisível a olho nu, completamente não funcional até que seja ativado através de software, mas pode ser encarregado de abrir, interagir ou realizar quase qualquer tarefa em seu smartphone com apenas um toque rápido.

Essa personalização de software é fundamental. É fácil imaginar um mundo onde a Apple limitou o Back Tap a apenas algumas opções pré-definidas focadas em tornar o UI (User interface) do iPhone mais acessível.

Mesma ideia, plataformas diferentes

(Não se trata apenas da Apple. O Google experimentou um recurso semelhante, embora mais limitado, para o Android 11, embora ele não tenha acabado fazendo o corte final. Desde então, alguns desenvolvedores empreendedores replicaram o recurso para qualquer dispositivo Android).

Leia também: Apple sugere e curiosos procuram, um novo Mac e um chip Apple a caminho

Este também é um nível de controle quase inédito para os dispositivos iOS. Imagine se a Apple deixasse você refazer o botão lateral (para Siri e Apple Pay) em um iPhone 12 para, digamos, lançar o Google Assistant ou enviar uma mensagem de texto pré-definida para seu parceiro. É praticamente impensável.

Back Tap repõe os sensores e hardware existentes em seu iPhone com software para criar uma nova interação de hardware que não estava disponível antes. Trata-se de um novo botão físico com o qual os usuários podem interagir – mas que está quase completamente livre das limitações da Apple.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: The Verge, Mac Stories, XDA Developpers

ANÚNCIO