O Google pode estar enfrentando uma ação judicial

ANÚNCIO

O ponto alto deste ano em termos de segurança é a particularidade das questões de antitruste com uma série de grandes empresas de tecnologia. Um dos maiores alvos principais deste ano é na verdade o Google! 

O Google pode estar enfrentando uma ação judicial
Foto: (reprodução/internet)

De acordo com um relatório recente do The New York Times, todo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, está na verdade se preparando para emitir um caso oficial de antitruste.

ANÚNCIO

O relatório afirma que o caso antitruste pode realmente estar em andamento em algum momento até o final de setembro, com o Procurador Geral William Barr levando este caso à sua conclusão o mais rápido possível.

O que diz o relatório

O Departamento de Justiça está atualmente planejando apresentar um caso oficial antitruste contra o Google logo neste mês.

Logo após o Procurador Geral William P. Barr ter recentemente negado opiniões de certos advogados de carreira que explicaram que é necessário mais tempo gasto na construção de um caso contra uma empresa que faz parte das empresas tecnológicas mais ricas e também mais formidáveis do mundo.

ANÚNCIO

Os funcionários do Departamento de Justiça já disseram aos advogados que estão envolvidos em todo o inquérito antitruste na empresa mãe do Google, a Alphabet, para encerrar seu trabalho até o final deste mês, relatado por três fontes anônimas.

Leia também: Internet mais segura vai evitar hackers em um futuro próximo

A maioria dos cerca de 40 advogados que haviam trabalhado incansavelmente em toda a investigação se opôs ao prazo estabelecido. Alguns disseram que não assinarão sequer a denúncia enquanto alguns deles realmente deixaram o caso durante este verão.

A jogada do Google

O CEO do Google, Sundar Pichai, foi recentemente acompanhado por outros CEOS, nomeadamente da Apple, Amazon e até mesmo do Facebook, em 29 de julho, para uma enorme audiência antitruste que diz respeito às quatro empresas.

Embora as maiores jogadas no passado tenham sido em relação ao Facebook, o Google poderia estar encarando um caso bem complicado dependendo das conclusões e do argumento do Procurador Geral William P. Barr.

Há um vídeo na Reuters mostrando toda a reunião dos quatro poderosos CEOs que enfrentam o Congresso na recente audiência antitruste. O vídeo tem duração de 6 horas e mostra a audiência totalmente transparente apresentada contra esses gigantes tecnológicos.

O que é um caso antitruste?

Para aqueles que não estão familiarizados com o que exatamente é um caso antitruste, é útil descrever primeiro as leis antitruste. 

As leis proíbem certos atos de concentração ilegais e outras práticas comerciais nos termos mais gerais, deixando aos tribunais a decisão sobre quais empresas estão operando ilegalmente com base nos fatos apresentados de cada caso.

Os tribunais têm aplicado as leis antitruste a diferentes mercados em mudança, especialmente nos mercados digitais.

Traduzido e adaptado por equipe Revolucao.etc.br

Fontes: Tech Times, The New York Times

ANÚNCIO