Um bug faz com que o Fleets do Twitter ainda possam ser vistos depois de ‘desaparecerem’.
O Twitter é o mais recente site de mídia social que permite que os usuários experimentem publicações que desaparecem, recurso similar ao do Snapchat, Instagram entre outros.
O Fleets, como o Twitter as chama, permitem que seus usuários publiquem mensagens, como fotos ou vídeos com textos, que desaparecem após 24 horas.
Mas um bug fez com que o Fleets parassem de funcionar corretamente, o que quer dizer que o recurso não estava apagando corretamente essas publicações, que ainda podiam ser acessadas muito tempo depois de 24 horas terem expirado.
Detalhes do bug foram postados em uma série de tweets no sábado (21), menos de uma semana após o lançamento do recurso.
Alerta de bug no Twitter
O bug permitia que qualquer pessoa pudesse acessar e baixar o Fleets de um usuário sem acionar uma notificação de que a publicação do usuário tinha sido lida e por quem. A implicação é que este bug poderia ser usado para arquivar o conteúdo publicado por qualquer usuário após o tempo permitido de 24 horas.
Usando um aplicativo que é projetado para interagir com os sistemas back-end do Twitter – através de sua API de desenvolvimento – o que resultou foi uma lista de Fleets no servidor.
Leia também: Twitter Fleets: Novo recurso de stories na plataforma
Cada Fleet tinha sua própria URL direta, que quando aberta em um navegador, carregaria o conteúdo da publicação, como uma imagem ou um vídeo.
Mas mesmo após as 24 horas, o servidor ainda retornaria links para o conteúdo que já tinha desaparecido no aplicativo do Twitter. (Twitter mais tarde contestou isto).
O que o Twitter tem a dizer
Ao ser alcançado, um porta-voz do Twitter disse que uma correção para esse bug estava a caminho.
“Estamos cientes de um bug acessível através de uma solução técnica onde alguns URLs de mídia da frota podem estar acessíveis após 24 horas”. Estamos trabalhando em uma correção que deverá ser implementada em breve”.
Leia mais: Snapchat adiciona Voisey ao catálogo, um app de faixas musicais
O Twitter reconheceu que a correção significa que as frotas devem agora expirar corretamente, disse que não apagará a frota de seus servidores por até 30 dias – e que pode se manter nas frotas por mais tempo se elas violarem suas regras. O Tech Crunch relatou que verificou que ainda podemos carregar as frotas de seus URLs diretos, mesmo depois que elas expirem.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fonte: Tech Crunch