Firefox 83: Otimização da memória, suporte touchscreen, PIP e mais!

ANÚNCIO

Há também o recém-chegado ‘HTTPS-Only Mode’.

Firefox 83: Menos uso de memória, suporte touchscreen, PIP e mais!
Foto: (reprodução/internet)

O Mozilla Firefox é um excelente navegador com muitas características úteis, mas sempre esteve atrás quando falamos de atualização.

ANÚNCIO

Por exemplo, o suporte de zoom: apesar de receber dezenas de atualizações importantes ao longo dos anos, o Firefox nunca teve esta característica básica. Com o lançamento do Firefox 83 hoje (17), no entanto, isso finalmente está mudando.

Novo Firefox 83

A atualização está disponível para o público em geral, e está trazendo várias melhorias, embora o zoom seja certamente uma das atualizações mais notáveis.

Como a equipe do Firefox escreve, os usuários que rodam dispositivos de tela sensível ao toque baseados em Windows ou Mac podem agora colocar dois dedos na tela e expandir ou diminuir a distância entre eles para ampliar ou diminuir conforme necessário.

ANÚNCIO

Isto, é claro, já era possível nas versões móveis do Firefox, portanto esta atualização só é realmente útil para os usuários de desktop.

JavaScript “SpiderMonkey” e

Além de apertar para zoom, outra melhoria notável com o Firefox 83 diz respeito a seu motor JavaScript “SpiderMonkey”.

Devido às otimizações do SpiderMonkey, os usuários podem esperar que o uso de memória seja reduzido em até 8%, e que a velocidade de carregamento de página seja aumentada em até 15%.

Leia mais: Microsoft Edge: Nova funcionalidade deixa navegador mais rápido

A equipe Firefox também diz que a taxa responsiva da página está acima de 12%, mas essa é uma métrica muito mais difícil de quantificar.

O modo de vídeo picture-in-picture do Firefox também está recebendo uma atualização, com suporte expandido para atalhos de teclado. Agora, as teclas de setas direita e esquerda podem ser usadas para avançar e rebobinar vídeos PIP por 15 segundos cada, e as teclas para cima e para baixo podem controlar o volume.

HTTPS-Only Mode

Por último, mas não menos importante, o Firefox recebeu um “HTTPS-Only Mode“.

Se o usuário ativar esta configuração (está desligada por padrão) no menu Preferências do navegador, ele garantirá que “toda conexão que o Firefox fizer com a web seja segura”.

Leia também: Google: Novo projeto de sincronização de senhas Wi-Fi entre Android e Chrome

Se um determinado website não suporta HTTPS, o Firefox não o conectará, e lhe mostrará um alerta explicando o motivo.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte:Tech Spot, Mozilla Firefox

ANÚNCIO