Há também o recém-chegado ‘HTTPS-Only Mode’.
O Mozilla Firefox é um excelente navegador com muitas características úteis, mas sempre esteve atrás quando falamos de atualização.
Por exemplo, o suporte de zoom: apesar de receber dezenas de atualizações importantes ao longo dos anos, o Firefox nunca teve esta característica básica. Com o lançamento do Firefox 83 hoje (17), no entanto, isso finalmente está mudando.
Novo Firefox 83
A atualização está disponível para o público em geral, e está trazendo várias melhorias, embora o zoom seja certamente uma das atualizações mais notáveis.
Como a equipe do Firefox escreve, os usuários que rodam dispositivos de tela sensível ao toque baseados em Windows ou Mac podem agora colocar dois dedos na tela e expandir ou diminuir a distância entre eles para ampliar ou diminuir conforme necessário.
Isto, é claro, já era possível nas versões móveis do Firefox, portanto esta atualização só é realmente útil para os usuários de desktop.
JavaScript “SpiderMonkey” e
Além de apertar para zoom, outra melhoria notável com o Firefox 83 diz respeito a seu motor JavaScript “SpiderMonkey”.
Devido às otimizações do SpiderMonkey, os usuários podem esperar que o uso de memória seja reduzido em até 8%, e que a velocidade de carregamento de página seja aumentada em até 15%.
Leia mais: Microsoft Edge: Nova funcionalidade deixa navegador mais rápido
A equipe Firefox também diz que a taxa responsiva da página está acima de 12%, mas essa é uma métrica muito mais difícil de quantificar.
O modo de vídeo picture-in-picture do Firefox também está recebendo uma atualização, com suporte expandido para atalhos de teclado. Agora, as teclas de setas direita e esquerda podem ser usadas para avançar e rebobinar vídeos PIP por 15 segundos cada, e as teclas para cima e para baixo podem controlar o volume.
HTTPS-Only Mode
Por último, mas não menos importante, o Firefox recebeu um “HTTPS-Only Mode“.
Se o usuário ativar esta configuração (está desligada por padrão) no menu Preferências do navegador, ele garantirá que “toda conexão que o Firefox fizer com a web seja segura”.
Leia também: Google: Novo projeto de sincronização de senhas Wi-Fi entre Android e Chrome
Se um determinado website não suporta HTTPS, o Firefox não o conectará, e lhe mostrará um alerta explicando o motivo.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fonte:Tech Spot, Mozilla Firefox