Terremoto no Reino Unido: tremor de 3,3 m atinge o sul da Inglaterra

ANÚNCIO

O epicentro do terremoto foi em Leighton Buzzard, na Inglaterra e fez com que as casas “tremessem”.

Terremoto no Reino Unido: tremor de 3,3 m atinge o sul da Inglaterra
Foto: (reprodução/CSEM)

O tremor ocorreu também em Londres, Milton Keynes, Aylesbury e High Wycombe.

ANÚNCIO

Um terremoto atingiu o sul da Inglaterra abalou as pessoas em suas camas e enviou casas tremendo.

De acordo com os mapas do British Geological Survey (BGS), o epicentro estava em 3 km a noroeste de Leighton Buzzard, Bedfordshire, e foi registrado a uma profundidade de 10 km.

Tremor também atinge partes de Londres 

O residente de Leighton Buzzard, Stephen Bennett, disse à Mirror Online: “Foi estranho. Parecia um impacto em dobro. Como se algo tivesse atingido nossa casa”.

ANÚNCIO

“Houve um baque duplo e a casa se balançou, acabou em menos de um segundo”.

A BGS disse um relatório de um morador que sentiu o tremor sugeriu que o terremoto foi como uma “grande explosão”.

O tamanho do tremor foi inicialmente pensado como sendo maior, mas desde então foi rebaixado em relação aos relatórios iniciais, afirmando que foi um tremor de magnitude 3,9.

Uma pessoa que relatou ter sentido o abalo em Leighton Buzzard escreveu no site do Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (CSEM): “Foi uma sensação horrível. A casa inteira tremia como se algo enorme e muito pesado atingisse o telhado ou a casa de meus vizinhos (eles estão no último andar).

“Eu nunca suspeitei que a teríamos aqui”.

No entanto, outra pessoa em Milton Keynes gostou do terremoto, escrevendo: “Eu o senti muito claramente. A primeira onda sacudiu um pouco a casa e depois algumas pequenas vibrações durante 5 segundos.

Leia também: Google usa telefones Android para prevenir terremotos

“Mas minha esposa, em casa comigo, não sentiu nada”. Bela experiência”!

Um tweet da BGS disse que estava recebendo muitas notificações de tremores da área densamente povoada ao redor de Leighton Buzzard e Luton, onde um dos principais aeroportos do Reino Unido está sediado.

Seu tweet dizia: “Os relatos incluem ‘como um transporte de veículos pesados passando pela minha porta da frente em grande velocidade’, ‘a casa teve um tremor dramático’, ‘parecia que a casa inteira estava tremendo’ & ‘foi como uma grande explosão'”.

O EMSC relatou que o tremor estava concentrado cerca de 12 km a sudeste de Milton Keynes.

Mesmo sem perdas, ingleses ainda tem muito para contar

As pessoas registraram relatos de ter sentido o tremor em Buckinghamshire, assim como em Aylesbury e High Wycombe.  

Os residentes também relataram ter sentido em Hemel Hempstead, Luton, e Brackley.

Kieran Morris escreveu: “Eu pensei que alguém estava tentando invadir minha casa esta manhã e depois pareceu que minha cama estava tremendo!”

Outro usuário do Twitter escreveu: “Acabei de sentir meu primeiro terremoto em Bletchley. A casa tremeu de leste – oeste”.

Terremoto no Reino Unido: tremor de 3,3 m atinge o sul da Inglaterra
Foto: (reprodução/internet)

Sarah, usuária do Twitter, escreveu: “Telefonei para minha mãe para ver se ela sentiu o terremoto, mas ela estava dormindo e isso não a acordou. Como pode a casa toda tremendo não acordá-la?”!

O usuário do Twitter, Dave escreveu: “A casa inteira tremeu. Alguém sabe o que acabou de acontecer em Leighton Buzzard?”

Um residente de Leighton Buzzard disse ao site de notícias local MKFM: “Eu fui acordado esta manhã na minha cama e no guarda-roupa tremendo.

“Olhei pela janela para ver que os vizinhos estavam na frente verificando seus telhados para ter certeza de que estavam todos bem”. Pensei que alguém tinha caído da cama em outro quarto e isso tinha feito a casa tremer”.

Não houve relatos de feridos

A polícia de Bedfordshire disse que a força estava recebendo um “grande” número de chamadas do público, mas nenhum ferimento havia sido relatado.

Os britânicos se apressaram em fazer piadas sobre o pequeno terremoto – o segundo nos últimos meses enquanto o Reino Unido enfrentava as batalhas gêmeas de uma pandemia de coronavírus, e uma recessão.

O produtor de notícias da ITV Marcus Chippindale twitou de Leighton Buzzard: “Tenho certeza de que acabamos de ter um terremoto em casa”. 2020 ainda não acabou conosco”.  

O usuário do Twitter ,T.D. escreveu: “Nada diz “pico 2020″ como um #terremoto em Bedfordshire”!

O tremor de terça-feira se seguiu a outro terremoto em Sussex, no mês passado.

O terremoto de 3 graus de magnitude atingiu cerca de 50 km a leste de Eastbourne no dia 13 de agosto, e tinha cerca de 7 km de profundidade.

Os danos dos terremotos dependem de uma variedade de fatores, como profundidade e se eles podem desencadear um tsunami.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: Mirror.co.uk, CESM, MKFM, BGS

 

ANÚNCIO