Como a tecnologia está ajudando pequenas empresas a crescer

O conceito de empreendedorismo não é exatamente novo. As pessoas negociam há séculos. No entanto, a maneira como todo o processo é tratado mudou muito. Hoje, há muito mais concorrência do que algumas décadas atrás, muitas das quais podem ser facilmente atribuídas à ascensão da Internet.

Hoje existem todos os tipos de lojas on-line que permitem que pessoas de diferentes partes do mundo comprem o que quiserem no conforto de suas casas. Dito isto, a ascensão do mundo on-line e as novas tecnologias também ajudaram muitas pequenas empresas a crescer.

A economia de custos é um longo caminho

Uma das mudanças mais significativas que a tecnologia trouxe para as pequenas empresas é o menor custo operacional. Longe vão os dias em que os empreendedores iniciantes tinham que enviar um pedido de empréstimo após o outro aos bancos ou procurar ajuda financeira para seus amigos e familiares.

Hoje, o custo de lançar uma pequena empresa diminuiu substancialmente. Tudo o que você precisa é criar um site, que você também pode criar gratuitamente. Você pode atingir o público-alvo desejado nas mídias sociais, e-mails, etc., o que também exige pouco de dinheiro e aceita pagamentos on-line enquanto a empresa cresce.

Graças a tecnologias avançadas como inteligência artificial e aprendizado de máquina, você também pode obter um design de logotipo criado com máquinas, não com pessoas com resultados incríveis.

Durante muito tempo, as pequenas empresas lutaram para competir com os grandes players – como Walmart, Amazon e eBay. Isso porque eles não podiam pagar a tecnologia de nível empresarial que as mega corporações possuíam. Hoje, a situação mudou com a ampla variedade de produtos SaaS disponíveis.

Como a tecnologia está ajudando pequenas empresas a crescer 3

O modelo de software como serviço (SaaS) permite que pequenas empresas usem software poderoso e caro em um sistema baseado em assinatura no qual precisam pagar uma pequena taxa recorrente.

Esses programas requerem pouca manutenção, pois são atualizados e configurados pelos desenvolvedores, e não pelos usuários, permitem que os usuários aumentem e diminuam sem problemas e também facilitam a colaboração.

De fato, existem todos os tipos de ferramentas SaaS incríveis que as pequenas empresas podem usar hoje. Isso inclui Slack para colaboração em equipe e comunicação comercial, Infusionsoft para vendas e marketing on-line e Patriot para gerenciamento avançado de contabilidade e folha de pagamento.

Alcançando as pessoas certas através das mídias sociais

A mídia social pode não ser um dos maiores produtos de tecnologia, mas certamente mudou nossas vidas de mais maneiras do que se pode imaginar. Por exemplo, está mudando a maneira como acessamos as notícias, pois mais de 50% dos usuários da internet usam suas contas nas mídias sociais pelo menos uma vez por semana.

Até nossas decisões de compra geralmente se baseiam no que nossos amigos e outros bem-intencionados dizem sobre diferentes produtos e serviços nas plataformas de mídia social. Se você pensar um pouco, pode se lembrar que comprou um determinado smartphone ou vestuário de uma determinada marca porque alguém que você conhece o recomendou em um site de mídia social.

A mídia social está permitindo que pequenas empresas trabalhem com influenciadores para divulgar e promover seus produtos on-line. Eles também podem criar vídeos e postagens virais para obter publicidade gratuita em um curto período. Obviamente, a fórmula não funciona sempre e também é difícil de acertar.

No entanto, o fato é que você não precisa mais ter muito dinheiro para promover seus negócios, como era o caso da mídia tradicional. As mídias sociais são praticamente gratuitas e você é limitado apenas por seus próprios esforços e criatividade no que diz respeito ao crescimento de um negócio. Isso tem um valor enorme.

Como vender pelas redes sociais: 5 dicas simples e eficientes

Vivemos em uma época em que há muitas maneiras de usar a tecnologia para uma pequena empresa.

Desde o aumento da produtividade ao gerenciamento financeiro, e desde o fornecimento de um melhor serviço ao cliente até a colaboração contínua, existem tantos caminhos que um empreendedor com visão de futuro pode seguir para levar seus negócios ao próximo nível.

Fonte: TechTimes

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br