Snapchat lança rival do TikTok, Sounds on Snapchat

Snapchat  anunciou que lançaria em breve uma nova funcionalidade movida a música que permitiria aos usuários definir seus Snaps com músicas.

 

Snapchat lança rival do TikTok, Sounds on Snapchat
Foto: (reprodução/Snapchat)

Hoje, a empresa cumpriu essa promessa com o lançamento de “Sounds on Snapchat” no iOS, um recurso que permite aos usuários melhorar seus Snaps com músicas de catálogos de artistas emergentes e estabelecidos.

A música pode ser adicionada aos Snaps antes ou depois da captura, e depois compartilhada sem nenhuma limitação. Você pode publicá-la em seu Story ou compartilhá-la diretamente com seus amigos, conforme sua escolha.

No lançamento, o catálogo de músicas Snapchat oferece “milhões” de músicas licenciadas dos parceiros da indústria musical do Snap, diz a empresa.

Sounds on Snapchat 

Quando os usuários recebem um Snap com música, eles podem então passar para cima para ver a arte do álbum, o título da música e o nome do artista. 

Há também um link “Play This Song” que permite ouvir a música completa em sua plataforma de streaming preferida, incluindo Spotify, Apple Music e SoundCloud.

Isto diferencia o recurso musical do Snapchat, do rival TikTok, onde um toque no “som” leva os usuários a uma página no aplicativo que mostra outros vídeos usando o mesmo clipe de música. Entretanto, apenas algumas destas páginas também oferecem um link para tocar a música completa.

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“A música torna as criações de vídeo e a comunicação mais expressivas, e oferece uma maneira ‘mais pessoal’ de recomendar música a seus amigos mais próximos”, observa a empresa, em anúncio sobre o lançamento do recurso.

Snap havia dito em agosto que começaria a testar o novo recurso musical e detalhou os acordos que tornaram a adição possível.

Para impulsionar o Snapchat, a empresa forjou acordos plurianuais com grandes editoras e gravadoras independentes, incluindo Warner Music Group, Universal Music Publishing Group, e BMG Music Publishing.

A ascensão do Tik Tok  

A iniciativa de introduzir um recurso musical destina-se a combater a crescente ameaça do aplicativo TikTok, de propriedade da ByteDance, que popularizou o compartilhamento de vídeos curtos com postes musicais de um grande catálogo.

Embora o futuro do TikTok nos EUA permaneça incerto devido à natureza sempre mutável da proibição do TikTok da administração Trump (e uma eleição que poderia perturbar esses planos), ele ainda continua sendo um dos principais aplicativos dos EUA, com cerca de 100 milhões de usuários ativos  no país, como relatado no site CNBC

As empresas de mídia social capitalizaram o caos em torno de uma possível saída da TikTok EUA, para promover suas alternativas, como Triller, Dubsmash, Byte e outras, incluindo, é claro, o Instagram Reels.

O domínio do Snapchat

Snapchat, por sua vez, conta com uma base de usuários mais jovens, à medida que seu novo recurso musical vai sendo lançado.

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Nos Estados Unidos, o Snapchat agora atinge 90% de todos os jovens de 13-24 anos, o que a empresa observa ser mais do que Facebook, Instagram e Messenger juntos. Ele também atinge 75% de todos os jovens de 13-34 anos e, em média, mais de 4 bilhões de Snaps são criados todos os dias.

O recurso está disponivel no iOS para começar.

Lentes de realidade aumentada

Em outras notícias musicais do Snapchat, a empresa fez uma parceria com a Spotify para lançar o primeiro Portal de Lentes de Realidade Aumentada da Spotify no Snapchat. A Lente permite aos usuários experimentar uma galeria de arte Latinx, em comemoração ao Mês da Herança Latinx nos EUA.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, Snapchat, CNBC