A Nokia criou um sistema automatizado que usa uma câmera térmica e análise de vídeo em tempo real para determinar se uma pessoa tem sintomas de COVID-19 e está usando uma máscara, parte dos esforços para proteger os funcionários quando eles voltam ao trabalho.
A empresa finlandesa vem usando o sistema em sua fábrica em Chennai, na Índia, há dois meses e já examinou mais de 200.000 pessoas nessas instalações.
A fábrica, que esteve fechada por algum tempo para cumprir com os regulamentos indianos após o surto de coronavírus, tem mais de 1.000 funcionários.
O sistema detecta se uma pessoa tem uma temperatura alta ou não, e se está usando sua máscara facial e alerta o centro de operações, o chefe da Análise de dados da Nokia, Amit Shah, ao site Reuters.
Ele vem com suas configurações de privacidade onde os rostos podem ser embaçados para cumprir os regulamentos locais, e então implantados em diferentes locais e monitorados a partir de uma instalação central sem a necessidade de manter uma pessoa monitorando cada ponto de verificação.
Leia também: YouTube proíbe informações falsas da vacina de COVID-19
“As fábricas e centros de P&D da Nokia estão implantando isto”, disse Shah, acrescentando que as conversações também estavam em “estágios bastante avançados” sobre a implantação do sistema na América do Norte, América Latina e Ásia e em todos os setores, incluindo escolas e prédios governamentais.
A Nokia disse que os clientes poderiam expandir o produto para acrescentar outras características, incluindo vigilância preditiva, manutenção de máquinas e ameaças à segurança.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fonte: Reuters