Mediatek: Empresa projeta Chromebook e 5G de baixo custo

ANÚNCIO

Mediatek está dirigindo novas opções de baixo custo para livros 5G e Chrome é alternativa de baixo custo da Qualcomm.

Mediatek: Empresa projeta Chromebook e 5G de baixo custo
Foto: (reprodução/internet)

Embora possa não ser o nome mais familiar da tecnologia, a empresa de chips MediaTek, sediada em Taiwan, é uma empresa que cresce no mercado global de tecnologia.

ANÚNCIO

Atualmente, a empresa fornece uma parte significativa dos smartphones Android de baixo custo na China e em outros mercados em desenvolvimento em todo o mundo. É também o principal fornecedor de motores de computação em TVs inteligentes no mundo todo e, a partir do próximo ano, o parceiro oficial da Intel para PCs 5G.

Os lançamentos da MediaTek

Esta semana a MediaTek está realizando seu evento anual Executive Summit, e está aproveitando a oportunidade para introduzir uma série de adições à sua linha Dimensity de chips com foco em smartphones 5G, bem como sua linha MT8100 de SoCs, com processadores Arm e projetados para Chromebooks.

O que é interessante sobre o MediaTek – que alguns veem como uma alternativa de baixo custo para os chips Qualcomm, particularmente no mercado de smartphones – é que ele está impulsionando a adoção de novas tecnologias críticas, como a 5G, ao possibilitar pontos de preço muito mais baratos.

ANÚNCIO

Chips 5G de baixo custo

O novo chip Dimensity 700 da empresa, que é baseado em tecnologia de processo de 7nm, deveria teoricamente ter preços ainda mais baixos para telefones 5G e aparecer em mercados fora da China, incluindo a Índia e outros lugares ainda não divulgados.

Leia mais: Os novos Macs da Apple podem começar uma ‘guerra de chips’, dizem os analistas

O resultado final é que a empresa está criando a oportunidade de trazer 5G a um preço muito favoráveis ao consumidor – e empurrando a Qualcomm para produção de alternativas 5G de baixo custo.

“Como você pode esperar, você não obtém todas as tecnologias em um smartphone 5G muito mais barato do que em um mais caro, mas as trocas não são tão ruins quanto você poderia esperar”.

Os recursos do chip da MediaTek

Outra característica agradável de 5G na linha MediaTek Dimensity é o suporte para Dual SIM. Isto pode ser importante em situações nas quais uma pessoa precisa ter um SIM conectado à rede pública 5G e outro SIM conectado a uma rede privada 5G baseada na empresa.

Leia também: Apple M1 Chip: Os Macs serão melhores, mas com uma grande desvantagem

Além disso, como recursos conceitualmente semelhantes no iPhone 12, o MediaTek UltraSave 5G é uma tecnologia de detecção de rede e de economia de energia baseada em atividades que muda ativamente o uso de energia e as velocidades da rede, dependendo do que você está fazendo, a fim de preservar a vida útil da bateria.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Spot, MediaTek

ANÚNCIO