O Instagram do Facebook aprovou medidas para reprimir a publicidade oculta pelos chamados influenciadores em sua plataforma de fotos e vídeos, disse na sexta-feira(16), a Autoridade Britânica de Concorrência e Mercados (CMA).
Influenciadores com milhares de seguidores podem ganhar grandes taxas das empresas para promover um produto na Instagram, no que a CMA descreveu como uma importante mudança de comportamento por parte de uma importante plataforma de mídia social.
O Facebook Irlanda, que opera o Instagram no Reino Unido, se comprometeu com um pacote de mudanças.
“Isto tornará muito mais difícil para as pessoas publicarem um anúncio na Instagram sem rotulá-lo como tal”, disse a CMA em uma declaração
O Facebook disse que a empresa ficou feliz em trabalhar com a CMA em seus contínuos esforços para aumentar a transparência sobre quando as pessoas são pagas para postar conteúdo na Instagram.
“Também estamos orgulhosos de estar lançando um programa com a MediaSmart para ajudar a educar os jovens sobre conteúdo de marca e como identificá-lo”, acrescentou o Facebook.
O comportamento dos influenciadores
A CMA disse que investiga as preocupações de que muitos influenciadores estão postando conteúdo sobre empresas sem deixar claro que foram pagos ou receberam outros incentivos para fazê-lo.
Os influenciadores terão que confirmar e divulgar se receberam algum incentivo para promover um produto ou serviço.
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A Instagram também utilizará a tecnologia para identificar quando os usuários não tiverem divulgado claramente que uma postagem é um anúncio, disse a CMA.
No ano passado, 16 celebridades se comprometeram a limpar sua ação nas mídias sociais após a ação da CMA, acrescentou a fonte.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br