O Google fará a transição oficial dos usuários do Google Hangouts para o Google Chat a partir do próximo ano.
Como parte da mudança, o Chat, um serviço de mensagens anteriormente disponível apenas para clientes que pagam pelo Google Workspace (a recente mudança de marca do G Suite), se tornará um serviço gratuito que está disponível dentro do Gmail e em um aplicativo autônomo. E algumas funcionalidades do Hangouts estarão desaparecendo antes.
Hangouts desativado?
A transição de Hangouts para Chat começará na primeira metade de 2021, quando o Google oferecerá ferramentas para ajudar a trazer automaticamente suas conversas de Hangouts, contatos e histórico de chat para o Chat, de acordo com um post.
Leia mais: G Suite é agora Google Workspace e integra Google Docs, Chat e Gmail
Não está claro quais passos serão necessários para essa migração, mas o Google diz que, em algum momento, compartilhará orientações.
Esta desativação do Hangouts não é totalmente inesperado – o Google disse em dezembro de 2018 que planejava migrar os usuários do Hangouts para o Chat e Meet em algum momento.
O Google esclareceu mais alguns detalhes sobre a mudança com o site The Verge após a publicação original desta história.
Chat X Hangouts
A mudança do Hangouts para o Chat ocorrerá gradualmente, e haverá um período de tempo em que ambos os serviços de mensagens ainda estarão disponíveis.
Eventualmente, todos os usuários e clientes do Workspace serão transferidos para o Chat. Uma vez feito isso, então o Chat substituirá totalmente o Hangouts.
O Google, no entanto, não deu motivos de querer passar do Hangouts para o Chat antes de ser forçado a fazê-lo.
Por outro lado, o Google diz que o Chat não só oferece recursos como conversas diretas e em grupo com as quais o usuário pode estar familiarizado do Hangouts, mas também pode permitir que planeje e colabore mais facilmente com os outros.
Leia também: O fim de uma era: Yahoo Groups vai ser desativado em dezembro
Quanto a deslocar o usuário do Hangouts, o Google também anunciou que está planejando remover alguns recursos específicos do Hangouts.
A saga continua
O Google também planeja remover o suporte do Google Voice do Hangouts no início do próximo ano, o que significa que o usuário não será capaz de atender chamadas do Voice in Hangouts, então terá que usar o aplicativo Voice dedicado para os textos e chamadas do Google Voice.
Além disso, o Google não permitirá mais que o usuário ligue para números de telefone do Hangouts a partir do início do ano que vem, e as chamadas com vídeo em grupo no Hangouts usarão o Meet a partir de novembro.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: The Verge, Google Blog