Google encerra Poly, a plataforma de criação de conteúdo 3D

O Google está quase ficando sem projetos para encerrar as atividades.

Google encerra Poly, a plataforma de criação de conteúdo 3D
Foto: (reprodução/Google)

A empresa anunciou essa semana em um e-mail para os usuários da Poly que encerrarão a plataforma de criação de objetos 3D e biblioteca no próximo ano. O serviço será encerrado em 30 de junho de 2021 e os usuários não poderão enviar modelos 3D para o site a partir de 30 de abril de 2021.

Poly, criação de projetos 3D

O Poly foi introduzido como uma ferramenta de criação 3D otimizada para a realidade virtual. Os usuários poderiam facilmente criar objetos com ferramentas de Realidade Virtual.

O software foi projetado para servir como uma forma leve de criar e visualizar objetos 3D que, por sua vez, poderiam acabar em jogos e novas plataformas, em comparação com mais ferramentas VR focadas em arte e escultura, como o Tilt Brush do Google e o software Medium do Facebook.

Leia também: Google Verse by Verse ajuda usuários a criar poemas com inteligência artificial

O Google já descontinuou a maior parte dos jogos Realidade Aumentada e Realidade Virtual da empresa, incluindo mais notavelmente sua plataforma de VR, a Daydream.

Adeus ao 3D

A ascensão da indústria de AR/VR fez com que muitas startups focadas em 3D apostassem muito na criação ou hospedagem de uma biblioteca de objetos digitais.

Leia mais: Facebook Reality Labs: Nova tecnologia que permite ‘detectar’ as mãos na realidade virtual

Como o interesse dos investidores tem desaparecido e as plataformas tecnológicas que hospedam conteúdo AR/VR encerraram as atividades esses produtos, é menos claro onde está o mercado para esse conteúdo 3D, por enquanto.

Os usuários que carregaram objetos para a Poly poderão fazer o download de seus dados e modelos antes do encerramento da plataforma.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: Tech Crunch