G Suite é agora Google Workspace e integra Google Docs, Chat e Gmail

ANÚNCIO

O Google está anunciando hoje (06) um grande rebranding no seu conjunto de aplicativos de escritório, rebranding G Suite com um novo nome: Google Workspace. 

G Suite é agora Google Workspace e integra Google Docs, Chat e Gmail
Foto: (reprodução/internet)

Com a nova marca do produto que engloba Gmail, Docs, Meet, Sheets e Calendar são novos recursos projetados para fazer com que todos esses produtos se sintam mais integrados uns com os outros. O Google também está mudando um pouco seus níveis de preços, adicionando um novo nível “Business Plus” com mais recursos de gerenciamento de dispositivos.

ANÚNCIO

Como exemplo das novas funcionalidades, uma janela de bate-papo pode gerar um novo documento para todos no grupo sem a necessidade de uma nova aba. 

E no Google Docs, em vez de perseguir os cursores uns dos outros ou abrir uma janela de bate-papo, você pode imediatamente iniciar uma chamada de vídeo diretamente na mesma janela para todos os que estão ativos no documento.

Google X Microsoft

A ideia de ter aplicativos separados em pequenos pedaços que podem ser embutidos em outros lugares não é inteiramente nova – a Microsoft tem tentado a mesma coisa com sua estrutura Fluid no Office.

ANÚNCIO

 O fato de o Google estar lançando capacidades similares no Google Workspace é um sinal de que ele pode tentar levar a sério o desafio à Microsoft. 

Se isso for muito vago para você, a citação do comunicado de imprensa do vice-presidente responsável pelo Google Workspace, Javier Soltero, é muito mais explícita:

 “Este é o fim do ‘escritório’ como nós o conhecemos”.

Os objetivos do Google

O Google já deu alguns passos nesta nova direção – a integração do Google Meet no Gmail foi um dos grandes passos. Agora, no entanto, o Google espera atrair mais usuários com a conveniência de serviços totalmente integrados que não o enviem à procura de outra aba. 

Não é tanto que tudo vai viver dentro de uma aba do Gmail na área de trabalho, mas que qualquer que seja a superfície de trabalho que você esteja usando, será capaz de incluir elementos de outras superfícies de trabalho.

Alguns pequenos exemplos deste tipo de integração estarão disponíveis a partir de hoje (06). Os aplicativos do Google Workspace permitirão aos usuários trazer pequenas pré-visualizações de outros documentos embutidos naquilo em que eles estão trabalhando.

Leia também: Hold For Me: nova secretária automática do Google

 O Google também expandirá o uso de “chips inteligentes”, que são pequenos cartões de contato que podem aparecer quando você @-menciona alguém em um documento.

Os recursos mais ambiciosos, incluindo a criação de um documento diretamente de uma janela de bate-papo ou o início de uma chamada de vídeo a partir de uma apresentação, serão lançados “nas próximas semanas” ou “nos próximos meses”.

 Quanto aos clientes não comerciais, estas mudanças estarão disponíveis mais tarde do que para os usuários comerciais – novamente, “nos próximos meses”.

Também deve ser dito que tudo isso é muito centrado na área de trabalho, focado nos aplicativos do Google dentro de navegadores como o Chrome (e, espera-se, outros).

 Além da já mencionada inclusão do Meet no Gmail, os outros aplicativos do Google não serão tão bem integrados para começar.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: The Verge

ANÚNCIO