Ferramenta de publicidade do Facebook falha e coloca Ads em risco

O Facebook teve que “confessar até mais um grande anúncio que falhou e este parece que pode ser uma grande falha para o gigante da tecnologia corrigir – não menos importante porque é mais uma falha em sua reputação.

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Foto: (reprodução/internet)

O site AdExchanger relatou o erro de código na semana passada com a ferramenta gratuita de ‘conversão’ do Facebook, que, segundo ele, afetou vários milhares de anunciantes.

A descoberta da falha desde então, levou o gigante da tecnologia a oferecer a alguns anunciantes milhões de dólares em créditos na plataforma, por relatórios esta semana, para compensar o erro de cálculo do número de vendas derivado de impressões de anúncios (que, por sua vez, provavelmente influenciou o quanto os anunciantes gastaram).

De acordo com um relatório da AdAge, que cita fontes da indústria, o nível de compensação que o Facebook está oferecendo varia, dependendo do gasto do anunciante – mas em alguns casos o erro significa que os anunciantes estão recebendo cupons no valor de dezenas de milhões de dólares.

A questão com a ferramenta ficou sem solução por até 12 meses, com o problema persistindo entre agosto de 2019 e agosto de 2020, de acordo com relatórios.

O grande problema do Facebook

O Wall Street Journal diz que o Facebook informou tranquilamente aos anunciantes este mês sobre o problema técnico com seu cálculo da eficácia de suas campanhas publicitárias, enviesando dados que os anunciantes usam para determinar quanto gastar em sua plataforma.

Uma fonte de agência digital disse ao WSJ que a questão afeta particularmente certas categorias, como o varejo, onde os comerciantes aumentaram este ano os gastos no Facebook e canais similares em até 5% ou 10% para tentar recuperar os negócios perdidos durante os estágios iniciais da pandemia.

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Outra de suas fontes do setor apontou que a questão afeta não apenas os anunciantes da mídia, mas os concorrentes do gigante tecnológico – uma vez que a ferramenta poderia influenciar onde os publicitários escolhem gastar o orçamento, portanto, se eles gastam na plataforma do Facebook ou em outro lugar.

Uma solução para o bug

Na semana passada, a gigante da tecnologia disse ao site AdExchanger que o bug foi corrigido em 1º de setembro, dizendo então que estava “trabalhando com anunciantes impactados”.

Em uma declaração posterior, um porta-voz da empresa nos disse:

“Ao fazer melhorias em nossos produtos de medição, encontramos um problema técnico que teve impacto em alguns testes de conversão de elevadores. Resolvemos este problema e estamos trabalhando com anunciantes que tiveram impacto nos estudos”.

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O Facebook confirmou que está oferecendo créditos únicos aos anunciantes que foram “significativamente” impactados pelo problema com a métrica (não faturável), acrescentando que o impacto é caso a caso, dependendo de como a ferramenta foi utilizada.

Também não confirmou quantos anunciantes tiveram impacto nos estudos como resultado de uma falha técnica de um ano – alegando que é um número pequeno.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, Wall Street Journal, AdExchanger, AdAge