Como descobrir qual o significado do seu nome

ANÚNCIO

Antes do nascimento do bebê, muitos pais pensam e repensam acerca do nome que dará ao filho, pois este marco é uma das únicas coisas que permanecem com a pessoa a vida inteira, até depois da morte.

Para escolher o nome, normalmente, os pais levam em consideração algumas questões, como a cultura, a religião, homenagear alguém da família, o som que é emitido ao falar, ou, simplesmente, o significado.

ANÚNCIO

Entender sobre a origem e o significado do nome pode dar uma pista sobre a história da família ou das vontades e crenças do pais destinados ao filho. Por isso, diversos sites, ou até mesmo bibliotecas, fornecem informações sobre a onomástica, o estudo dos nomes.

Como descobrir qual o significado do seu nome
Fonte: Reprodução/Internet

Quer saber mais sobre a onomástica, além de descobrir qual o significado dos nomes? É só conferir o artigo abaixo!

O mundo da onomástica

Há uma ciência que surgiu com os eruditos renascentistas, no século XIX, a qual se estuda a etimologia dos nomes, ou seja, a origem e o seu significado. Esse conhecimento denomina-se onomástica e é considerado parte da linguística, tendo ligação com a história e a geografia.

ANÚNCIO

Esse estudo trata de gênero, de origens e de processos de designação em diferentes línguas ou dialetos dos nomes. As pesquisas realizadas nesse ramo são grandiosas e contribuem bastante para o entendimento de diferentes narrativas. 

A onomástica pode ser dividida em dois estudos: Toponímia e Antropinímia. O primeiro é encarregado de entender nomes de lugares, como rios e relevos, levando em conta a origem e a evolução do local. Por vez, a antroponímia é dedicada ao estudo dos nomes próprios, incluindo sobrenomes e apelidos.

Como descobrir o significado dos nomes pelo contexto cultural

Agora que já ficou claro de onde vem o estudo das origens dos nomes, por que não começar a procurar o significado deles? Muitos nomes populares carregam uma história por traz da sua procedência. 

Para inteirar-se, é aconselhável pesquisar sobre figuras históricas, olhando a biografia dos indivíduos que já morreram e que possuem o mesmo nome. Essas buscas podem ser feitas em uma biblioteca ou apenas perguntando à alguém da família se eles possuem conhecimento de algum personagem histórico com o nome de interesse.

Além disso, o site ‘‘Nomes do Brasil’’, desenvolvido pelo IBGE, fornece alguns dados interessantes acerca dos nomes, ajudando a descobrir o seu significado. Com ele, é possível fazer pesquisas que são divididas por décadas. Para acessar o site, clique aqui. 

Como descobrir o significado dos nomes por outras fontes

Existem ainda, outras opções que facilitam o descobrimento do significado dos nomes. Umas dessa é ir a uma biblioteca e procurar por livros que abordam esse assunto. Vale ressaltar, que não é bom prender-se a somente um livro, pois pode acontecer de ter uma variação de significados.

Buscar em sites confiáveis e especializados nesse assunto também é uma boa opção para encontrar a definição de nomes. Algumas páginas da internet, como o ‘’Behind the Name’’ e ‘’Baby Center’’ disponibilizam inúmeras informações, como a etimologia, a cultura pertencente e o período que surgiu. 

É importante ressaltar, que toda a busca para saber a definição de algum nome é bem-vinda. Porém, deve-se ter cuidado com a veracidade das informações. Sempre que possível, verifique a fonte a qual foi retirada o conteúdo, antes de dedicar um nome para a criança que vai chegar.

Extra – Definições dos nomes mais populares do Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Bula, entre os nomes mais utilizados pelos brasileiros nos últimos dez anos, estão Alice, Enzo e Arthur. Abaixo, confira os significados de cada um. 

  • Alice: bastante utilizado na França e na Inglaterra, esse nome remete a ‘’linhagem nobre”, ‘’qualidade nobre’’;
  • Enzo: oriundo da Itália e significa ‘‘príncipe do lar’’,  ‘’governante da casa’’;
  • Arthur: de origem desconhecida, esse nome foi usado pelos judeus para substituir ‘‘Abraão’’.

Além dos nomes mencionados, na lista entram Rafael, Miguel, Laura, João, Maria e Yasmim. Para saber o significado de cada um ou de outros nomes, basta acessar o site da Revista Bula, clicando aqui.

ANÚNCIO