Aprenda como começar a investir em 2020

Muitas pessoas passaram a se interessar pelo mercado financeiro em decorrência dos eventos que ocorreram no Brasil em 2020. Com isso, atualmente, a procura para investir dinheiro de forma correta tem crescido bastante.

Esse tipo de aplicação financeira pode ser a melhor opção para quem possui planos de longo prazo ou, simplesmente, para quem deseja fazer o dinheiro render, pois o capital dará um retorno benéfico, ao indivíduo, de forma não imediata.

O investimento está entre os planos de muitos brasileiros, porém não é todo mundo que sabe como funciona esse procedimento. Por isso, é necessário ter atenção para escolher o melhor momento para investir e não cair em golpes.

Aprenda como começar a investir em 2020
Fonte: Reprodução/Internet

Quer entender mais sobre investimento, além de saber os primeiros passos para começar a investir em 2020? É só conferir o artigo abaixo!

Como funciona o investimento

Entender como funciona o investimento é algo indispensável. De modo geral, investimento significa aplicar bens e dinheiro para conseguir, no futuro, benefícios relacionados aos que foram colocados em jogo.

Esses lucros serão garantidos em vista dos efeitos do juros compostos, que caem sobre as aplicações financeiras, fazendo com que o dinheiro renda e se multiplique. Os valores são multiplicados por eles mesmos e a quantia final depende do tempo de ação dos juros.

O investimento possui seis características essenciais que devem ser levadas em conta na hora de fazer a aplicação. A seguir, confira mais sobre esses processos financeiros importantes:

  1. Emissor: responsável pela criação do investimento;
  2. Distribuidor: responsável por vender o investimento para que ele possa ser aplicado;
  3. Fundo Garantidor de Crédito: garante alguns investimento em renda fixa (há a possibilidade de prever a rentabilidade antes de realizar o processo);
  4. Liquidez: converte o investimento em dinheiro;
  5. Pré ou pós-fixados: respectivamente, a aplicação pode render a uma mesma taxa ou oscilar sempre;
  6. Tributação do Imposto de Renda: taxas aplicadas aos investimentos.

Por que começar a investir?

Normalmente, quando essa pergunta é feita, a maioria das respostas giram em torno de ‘’ganhar dinheiro’’. Porém, gera-se outro questionamento: ganhar dinheiro para qual finalidade?. Essa questão varia de pessoa para pessoa.

Em algumas situações, a falta de dinheiro faz com que problemas imprevisíveis não sejam resolvidos. Por isso, é importante estar atento a essa possibilidade ao pensar se deve ou não começar a investir. Ter uma reserva financeira pode adiantar, e muito, a vida.

Além disso, o investimento pode realizar muitos sonhos que necessitam de um planejamento e de uma renda maior. Aplicar dinheiro, ou bens, para ter um retorno financeiro benéfico no futuro pode aumentar as chances de alcançar os objetivos que desejam.

Como começar a investir em 2020

Depois de entender como funciona os investimentos e saber alguns dos motivos para começar essa prática, chegou a hora de pôr a mão à massa! Para entrar nesse universo, é necessário apontar todos as despesas financeiras, como as fontes de renda e dívidas, por exemplo, para saber quanto poderá ser aplicado.

Depois disso, basta encontrar uma corretora de valores (de confiança, claro) ou um banco e abrir uma conta para começar a investir. Vale ressaltar, que algumas instituições liberam o investimento no mesmo dia da solicitação.

Buscar informações e estar sempre antenado sobre o mundo dos investimentos, além de ter a carteira de aplicabilidade diversificada, com renda fixa e variada, por exemplo, também é um ótimo jeito para começar a investir em 2020.

Vídeo – Saiba como escolher a opção de investimento

Cada pessoa sabe da sua condição financeira e, por isso, cada um tem a capacidade diferente de lidar com os riscos que o investimento pode trazer. Confira o vídeo abaixo para saber melhor o tipo de aplicação que se encaixa em cada perfil e necessidades existentes nesse mundo.

Dar o primeiro passo para o investimento pode ser considerado difícil por muitos. Por isso, caso seja necessário, converse com algum especialista ou com quem entende desse assunto para ganhar confiança e começar a investir já!