Videos educativos para crianças – Saiba como encontrar

ANÚNCIO

Com a pressa do dia a dia o trabalho e tantas outras coisas, cuidar dos pequenos está cada vez mais difícil. Sem uma babá às vezes parece até uma missão impossível conseguir fazer as coisas, até porque um lar onde tem criança, tem bagunça na certa. 

Alguns pais preferem distrair seus filhos com jogos online, desenhos animados e etc, mas pode existir uma forma melhor de fazer isto. Por exemplo, já que a ideia é manter o filho distraído, por que não fazer deste um momento educativo?

ANÚNCIO

De acordo com alguns psicólogos, de 0 a 3 anos de idade as crianças mais desenvolvem suas habilidades motoras e comunicativas. Então, aproveitar esse momento para incentivá-los a assistirem vídeos educativos pode ser uma boa ideia. 

Videos educativos para crianças - Saiba como encontrar
Fonte: reprodução/internet

Para descobrir como encontrar vídeos educativos para crianças, continue lendo este artigo. Veja também um assunto bônus que terá ao final do texto. 

Onde encontrar vídeos educativos 

Ao buscar por vídeos educativos para crianças, o Google disponibiliza diversas ferramentas para encontrá-los. Por exemplo, é possível achar listas dentro do Pinterest, que é uma plataforma normalmente utilizada para disponibilizar imagens. 

ANÚNCIO

Além disso, há também o Youtube Kids, que está disponível em uma versão para a web e para aplicativos de celulares. A plataforma possui funções para auxiliar os pais na monitoria do uso do programa pelos seus filhos, mas infelizmente as propagandas não são bloqueadas. 

Ele também possui uma espécie de contador de tempo, que regula o tempo de uso da plataforma. Ainda, é possível  que os responsáveis bloqueiem a ferramenta de busca, assim a criança só assistirá aquilo que foi previamente escolhido por adultos.

Alguns exemplos de canais no Youtube 

O Youtube pode ser ótimo também para aprender, e isso se estende a todas as idades. Desde a idade crítica de 0 aos 3 anos até os 90 anos de idade. Não há limites, pois no Youtube todo tipo de conteúdo é postado. 

A diferença entre esta ser uma ferramenta a anterior, para as crianças, se dá no monitoramento pelos responsáveis. No entanto, para os pequenos existem diversos canais de vídeos educativos, como os listados abaixo:

  • Canal do Júlio;
  • Cordel Animado;
  • Fafá conta Histórias;
  • Que monstro te mordeu;
  • Palavra cantada;
  • Universidade das crianças;
  • Show da Luna;
  • Manual do Mundo;
  • Papo de biólogo;

Para crianças com deficiência auditiva, o Youtube também conta com dois canais excelentes: Mãos aventureiras e Min e as mãozinhas. Esses dois canais como objetivo o acesso à Libras, como direito de todas as crianças. 

Além disso, o primeiro canal “Mãos aventureiras” irá contar histórias e utilizar diversos livros premiados, o que pode corroborar para a cultura da criança. 

Dica extra: Jogos educativos 

Além de vídeos, na internet há uma infinidade de sites de jogos educativos. Apesar de não serem tão compartilhados quanto jogos de guerra e de tiro, esses conteúdos educativos também podem ser uma forma excelente de entreter a criança enquanto ela aprende. 

Inclusive, os jogos são tão eficazes que existe uma metodologia de ensino-aprendizagem chamada “gamification”, que em português pode ser traduzida para “gamificação”. A proposta dessa metodologia é que o estudante aprenda por meio de jogos. Ela já faz sucesso dentro da sala de aula, ajudando os alunos a se dencantacarem.

Assim, confira abaixo alguns exemplos de aplicativos para tablets e smarthphones que podem ser baixados para que as crianças aprendam jogando:

  • Crianceiras;
  • Jogos de Matemática;
  • Left vs Right: treino cerebral;
  • Você consegue;
  • Aprenda Inglês com palavras cruzadas.
ANÚNCIO