Apple estende prazo para desenvolvedores da App Store

Em setembro, a Apple decidiu parar de cobrar sua comissão de 30% pelas compras em pacote para certos eventos on-line. Isso estava previsto para terminar no final de dezembro deste ano. Agora a Apple está estendendo-a até junho de 2021 para ajudar os desenvolvedores e empresas em meio à pandemia.

Apple estende prazo para desenvolvedores da App Store
Foto: (reprodução/internet)

A Apple detalhou a prorrogação em seu site de desenvolvedores:

“Enquanto o mundo luta contra a COVID-19, reconhecemos que a adaptação das experiências pessoais ao digital continua a ser uma prioridade máxima.”

“Embora os aplicativos sejam necessários para oferecer qualquer experiência online paga (uma a poucas e uma a muitas experiências em tempo real) através de compras em tempo real de acordo com a diretriz 3.1.1 da App Store Review, adiamos temporariamente esta exigência com um prazo original de dezembro de 2020.”

“Para permitir tempo adicional para o desenvolvimento de soluções de compras em tempo real, este prazo foi prorrogado até 30 de junho de 2021.

A saga da App Store

Observe que a diretriz 3.1.3(d) permite que aplicativos que oferecem experiências em tempo real de pessoa a pessoa entre duas pessoas (por exemplo, estudantes de aulas de reforço, consultas médicas, passeios ou treinamento de aptidão física) utilizem outros métodos de compra que não a compra em sala de aula.

Leia também: Apple exigirá que apps adicionem “rótulos” de privacidade até o final do ano

Voltando para agosto, o Facebook pediu à Apple e ao Google que dispensassem suas comissões de 30% para pequenas empresas, criadores, etc. para eventos online reservados através do iOS e Android no aplicativo do Facebook. Na ocasião, a Apple disse não e o Google disse sim (e o Facebook começou a renunciar a suas próprias taxas).

A decisão altruísta da Apple

Um mês depois, em setembro, a Apple reconsiderou não apenas o pedido do Facebook, mas decidiu renunciar a sua comissão de 30% para todos os desenvolvedores, não exigindo que os aplicativos iOS usassem somente lucro das compras nos aplicativos para esses eventos específicos.

Leia mais: Microsoft pressiona Apple com novas políticas na Windows Store

Muito notavelmente, na semana passada a Apple também reduziu sua taxa de comissão da App Store para 15% para desenvolvedores que ganham até US$ 1 milhão por ano.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: 9to5 Mac, Apple Developers