Adobe expande plataforma de dados do cliente para incluir B2B

O conceito da plataforma de dados do cliente (CDP) é relativamente novo. Até agora, tem se concentrado principalmente em puxar dados sobre um consumidor de uma variedade de canais para um registro, para fornecer experiências mais personalizadas com base em todos esses dados.

Adobe expande a plataforma de dados do cliente para incluir B2B
Foto: (reprodução/internet)

A Adobe anunciou hoje (24) sua intenção de criar tal produto para clientes B2B (business to business), um mercado chave onde este tipo de consolidação de dados estava faltando.

De fato, Brian Glover, diretor de marketing de produto da Adobe para a Marketo Engage, que foi colocado a cargo deste produto, diz que estes tipos de vendas são muito mais complexos e as equipes de vendas e marketing B2B estão clamando por um CDP.

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“Passamos os últimos dois anos integrando o Marketo Engage através do Adobe Experience Cloud, e agora o que estamos fazendo é construir a próxima geração de ofertas B2B novas e complementares na plataforma Experience, a primeira das quais é a oferta B2B CDP”, disse-me Glover.

Ele diz que eles enfrentam desafios únicos na adaptação do CDP para vendas B2B porque normalmente envolvem grupos de compra, o que significa que você precisa personalizar suas mensagens para diferentes pessoas, dependendo de seu papel no processo.

A importância do B2B na plataforma

Um consumidor individual geralmente sabe o que quer e você pode prodigalizá-los para tomar uma decisão e concluir a compra, mas uma venda B2B é normalmente mais longa e mais complexa envolvendo diferentes níveis de aquisição.

Por exemplo, em uma venda de tecnologia, pode envolver o CIO, um grupo, divisão ou departamento que irá utilizar a tecnologia, o departamento financeiro, jurídico e outros. Pode haver um RFP (pedido de proposta) e o ciclo de vendas pode se estender por meses ou até anos.

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A Adobe acredita que este tipo de venda ainda deve ser capaz de usar a mesma abordagem de mensagens personalizadas que você usa em uma venda individual, talvez ainda mais por causa da complexidade inerente ao processo.

No entanto, os comerciantes B2B enfrentam os mesmos problemas que seus parceiros B2C quando se trata de ter dados espalhados por uma organização.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, Adobe