Apple exigirá que apps adicionem “rótulos” de privacidade até o final do ano

ANÚNCIO

A Apple exigirá que os aplicativos adicionem “rótulos” de privacidade a partir de 8 de dezembro.

Apple exigirá que apps adicionem "rótulos" de privacidade até o final do ano 3
Foto: (reprodução/Apple)

A Apple estreou uma coleção de recursos de privacidade quando anunciou o iOS 14, mas o conceito de “rótulo nutricional” de privacidade da empresa não chegou com o lançamento do novo sistema operacional em setembro.

ANÚNCIO

Ontem (05), a Apple anunciou que os desenvolvedores serão obrigados a fornecer as informações para esses “rótulos” a partir de 8 de dezembro.

Os “rótulos” da Apple

Como um rótulo nutricional normal que lista ingredientes e conteúdo calórico, estes “rótulos” de privacidade devem lhe dar uma ideia melhor do que está acontecendo dentro de um aplicativo antes de baixá-lo da App Store ou da Mac App Store.

Os rótulos listarão quais informações um aplicativo coleta, e apresentarão isso visualmente na página do aplicativo.

ANÚNCIO

No mais, enquanto os desenvolvedores são obrigados a divulgar estas informações para continuar lançando e atualizando os aplicativos, todas as informações fornecidas pelos desenvolvedores serão reportadas, o que ainda pode impedir fraudes.

As exigências para os desenvolvedores

O site da Apple Developer adverte que os desenvolvedores serão obrigados a divulgar todas as informações que eles e seus parceiros de terceiros coletam e manter suas “etiquetas” atualizadas.

Se a funcionalidade do GPS for removida do aplicativo, uma nova etiqueta terá que refletir isso.

A Apple oferece algumas exceções quando estas informações a partir de uma etiqueta são opcionais, mas o importante é saber que se um aplicativo pretende rastreá-lo de forma consistente, você saberá disso antes mesmo de estar em seu telefone.

Privacidade do usuário da Apple

Fornecer estas informações é uma maneira mais fácil de manter os usuários informados sobre como exatamente seu telefone está sendo usado para rastreá-los.

A Apple já gerencia intensamente as permissões dentro dos aplicativos, mas estas etiquetas podem ser uma linha de defesa ainda mais antiga.

Leia mais: Apple substitui versão anterior do iOS e adiciona novos recursos para iPhones e iPads

Os desenvolvedores podem começar a submeter as informações de seus aplicativos antes de 8 de dezembro.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: The Verge, Apple Developer

ANÚNCIO