Apple e Google juntas contra o Covid-19

A Apple e o Google divulgaram na quarta-feira passada a esperada tecnologia de smartphones para notificar automaticamente as pessoas se elas foram expostas ao coronavírus.

As empresas disseram que 22 países e vários estados dos EUA já planejam criar aplicativos de telefone voluntários usando seu software. Ele conta com a tecnologia sem fio Bluetooth para detectar quando alguém que baixou o aplicativo passou algum tempo perto de outro usuário do aplicativo que mais tarde deu positivo para o vírus.

Muitos governos já tentaram, sem sucesso, lançar seus próprios aplicativos de telefone para combater a propagação da pandemia do COVID-19. Muitos desses aplicativos encontraram problemas técnicos nos telefones Apple e Android e não foram amplamente adotados. Eles costumam usar o GPS para rastrear a localização das pessoas, que a Apple e o Google estão banindo de sua nova ferramenta devido a questões de privacidade e precisão.

Agências de saúde pública da Alemanha aos estados do Alabama e Carolina do Sul aguardavam o uso do modelo Apple-Google, enquanto outros governos disseram que as restrições de privacidade dos gigantes da tecnologia serão um obstáculo, porque os funcionários da saúde pública não terão acesso aos dados .

Apple and Google on Wednesday released long-awaited smartphone technology to automatically notify people if they might have been exposed to the coronavirus.

As empresas disseram que não estão tentando substituir o rastreamento de contato, um pilar de controle de infecção que envolve profissionais de saúde pública treinados que procuram pessoas que podem ter sido expostas a uma pessoa infectada.

Mas eles disseram que o sistema automático de “notificação de exposição” pode aumentar esse processo e retardar a disseminação do COVID-19 por portadores de vírus que estão interagindo com estranhos e ainda não apresentam sintomas.

A identidade dos usuários do aplicativo será protegida por sinais de criptografia e identificador anônimo que mudam com frequência.

Coronavírus: sistema de rastreamento de contatos unificado entre ...

A adoção do usuário é essencial para o sucesso e acreditamos que essas fortes proteções à privacidade também são a melhor maneira de incentivar o uso desses aplicativos“, disseram as empresas em comunicado conjunto nesta quarta-feira.

As empresas disseram que a nova tecnologia – o produto de uma rara parceria entre os gigantes da tecnologia rivais – resolve alguns dos principais desafios técnicos que os governos enfrentaram na criação de aplicativos baseados em Bluetooth. Isso tornará mais fácil para os iPhones e telefones Android detectarem-se, trabalharem além das fronteiras nacionais e regionais e resolverem alguns dos problemas que levaram os aplicativos anteriores a esgotar rapidamente a bateria de um telefone.

A declaração quarta-feira também incluiu comentários de autoridades estaduais em Dakota do Norte, Alabama e Carolina do Sul, sinalizando que planejam usá-lo.

Convidamos outros estados a se juntarem a nós na alavancagem das tecnologias de smartphones para fortalecer os esforços existentes de rastreamento de contatos, que são críticos para colocar as comunidades e as economias em funcionamento“, disse o governador da Dakota do Norte, Doug Burgum, republicano.

Foursquare coletou dados pessoais com app rastreador de COVID-19 ...

A Dakota do Norte já havia lançado um aplicativo de rastreamento de local que cerca de 4% dos residentes do estado estão usando, mais alto que outros estados dos EUA com aplicativos semelhantes, mas ficando muito aquém da taxa de participação que os especialistas dizem ser necessária para tornar essa tecnologia útil.

Tim Brookins, CEO da ProudCrowd, uma startup que desenvolveu o aplicativo de Dakota do Norte, disse quarta-feira que agora os moradores da Dakota do Norte deverão baixar dois aplicativos complementares – seu modelo, para ajudar os profissionais de saúde pública a rastrear onde estiveram os pacientes com COVID-19 e o Modelo Apple-Google, para notificar em particular as pessoas que podem ter sido expostas ao vírus.

Fonte: Time

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br