A plataforma de jogos Roblox tem grandes planos para eventos de música virtual

A plataforma de jogos quer fazer da música uma parte maior da experiência.

A plataforma de jogos Roblox tem grandes planos para eventos de música virtual
Foto: (reprodução/internet)

Em uma sexta-feira à noite de setembro, mais de um milhão de pessoas compareceram a uma festa de lançamento do álbum dentro do mundo virtual da Roblox. A estrela pop americana Ava Max realizou um “encontro virtual de fãs” no jogo para celebrar o lançamento de seu novo álbum Heaven & Hell. 

Apesar de sua característica ‘simples’, 1,156 milhões de músicos apareceram para o evento, com um total de 166.620 pessoas – e é apenas o começo de um plano para fazer da música uma parte integrante da Roblox. 

“O objetivo é ir aos lugares não óbvios, onde podemos tornar a experiência virtual ainda melhor que a experiência real“, diz Jon Vlassopulos, o chefe de música da Roblox.

Eventos online e a expansão das plataformas virtuais

A confluência entre os espaços virtuais e a música vem crescendo de forma constante há algum tempo, mas realmente se acelerou em 2020 devido à pandemia.

Com eventos ao vivo e presenciais quase totalmente cancelados em todo o mundo, os artistas têm procurado novas maneiras de se conectar com os fãs. 

Isso poderia significar uma versão ciborgue do tamanho de um arranha-céu do rapper Travis Scott em Fortnite ou um avatar do cantor The Weeknd se apresentando no TikTok. São eventos que têm atraído milhões de participantes virtuais.

No início, Roblox não tem o mesmo acervo cultural que Fortnite, TikTok, ou Minecraft. É amplamente considerado como uma plataforma para crianças, um lugar popular para jovens jogadores construírem e jogarem jogos menores. 

Os planos da Roblox

Mas Vlassopulos diz, enquanto o público inclina os jovens, esta percepção não é totalmente precisa. Roblox existe desde 2006, e ele diz que a comunidade envelheceu ao seu lado. “Não é coisa de crianças”, explica Vlassopulos.

 “É uma plataforma juvenil”. Este público jovem, combinado com a escala pura de Roblox – tem uma estimativa de 150 milhões de jogadores – transformou-o em um espaço atrativo para artistas.

As coisas começaram lentamente. Antes do evento da Ava Max, Roblox também serviu como um parceiro de transmissão para o One World: Together at Home, um show beneficente virtual. 

Um dos objetivos, segundo a Vlassopulos, era “ter uma maneira fácil de fazer algo criativo de uma maneira relativamente leve, para que não demore meses e meses para ser feito”. 

Ambos os eventos se reuniram relativamente rápido e são quase como teasers, uma forma de mostrar aos artistas e rotular as possibilidades da plataforma. Mas a equipe Roblox também tem planos muito mais ambiciosos, que provavelmente começaremos a ver serem concretizados no próximo ano.

Embora muitos jogos e plataformas tenham experimentado experiências virtuais experimentais, a visão da Roblox soa mais alinhada com os concertos tradicionais. 

“Os concertos, se os fizermos no futuro, seriam mais de alta fidelidade”, diz Vlassopulos.

Leia também: Apple compra startup para entrar na indústria de podcasts

 “Nossa noção de concerto virtual, pensamos que tem que ter um artista virtual, um palco virtual, um público virtual”. Ele também observa que isto poderia incluir elementos dos bastidores para os fãs e que os festivais virtuais dentro da Roblox são uma possibilidade.

Roblox ainda está relativamente atrasado no setor. Fortnite, por exemplo, realizou seu primeiro concerto virtual em 2019 e recentemente construiu um estúdio de alta tecnologia em Los Angeles para que pudesse realizar eventos musicais mais regulares dentro do jogo. 

“Estamos apenas começando”, diz ele, “mas é muito emocionante ver onde tudo isso vai parar”.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: The Verge