Coca-Cola, Nestlé e PepsiCo têm lutado durante décadas para aumentar a participação do plástico reciclado em suas embalagens.
Essas três grandes marcas são os três maiores poluidores de plástico do mundo de acordo com uma auditoria anual da marca pela ONG Break Free From Plastic.
Em 1990, a PepsiCo introduziu uma nova garrafa plástica com 25% de conteúdo reciclado. No final daquela década, a empresa disse que suas garrafas não continham mais nenhum conteúdo reciclado.
A Coca-Cola começou a fazer garrafas plásticas nos Estados Unidos com 25% de plástico reciclado. Ela as eliminou gradualmente em 1994 devido aos altos custos, disseram então as autoridades.
A Coca-Cola e a Pepsi se recusaram a comentar sobre essas metas passadas.
Promessas passadas, metas não atingidas
Em 2008, a Nescafé, a empresa por trás do café Nescafé e da água Pure Life, estabeleceu uma meta para os Estados Unidos de fabricar garrafas de água com 60% de plástico reciclado dentro de uma década.
Essa é uma meta que a empresa diz nunca ter sido atingida. A Nescafé disse à Reuters que era uma meta ambiciosa que não obteve o apoio necessário da indústria e dos formuladores de políticas.
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A Nestlé e a Coca Cola disseram que é difícil obter o plástico de que precisam de fontes recicladas; a Nestlé disse que muitas vezes paga um prêmio pelo material reciclado.
Todas as três empresas fizeram novas promessas em 2018:
– A Coca-Cola estabeleceu uma meta de atingir 50% de conteúdo reciclado em todas as embalagens até 2030. Atualmente, está em 20%, e cerca da metade dessa taxa para o plástico PET, disse à Reuters.
– A PepsiCo disse que utilizaria 25% de conteúdo reciclado em embalagens até 2025. Ela disse à Reuters em setembro que havia atingido 4% em 2019.
– Nestlé disse que pretende usar 15% de plástico reciclado em suas embalagens até 2025. A empresa disse à Reuters que atualmente está em 3%, acima dos 2% quando fez a promessa.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fonte: Reuters