Preparar, errar, repetir: grandes marcas e metas de reciclagem de plástico

Coca-Cola, Nestlé e PepsiCo têm lutado durante décadas para aumentar a participação do plástico reciclado em suas embalagens.

Preparar, errar, repetir: grandes marcas e metas de reciclagem de plástico
Foto: (reprodução/internet)

Essas três grandes marcas são os três maiores poluidores de plástico do mundo de acordo com uma auditoria anual da marca pela ONG Break Free From Plastic.

Em 1990, a PepsiCo introduziu uma nova garrafa plástica com 25% de conteúdo reciclado. No final daquela década, a empresa disse que suas garrafas não continham mais nenhum conteúdo reciclado.

A Coca-Cola começou a fazer garrafas plásticas nos Estados Unidos com 25% de plástico reciclado. Ela as eliminou gradualmente em 1994 devido aos altos custos, disseram então as autoridades.

A Coca-Cola e a Pepsi se recusaram a comentar sobre essas metas passadas.

Promessas passadas, metas não atingidas

Em 2008, a Nescafé, a empresa por trás do café Nescafé e da água Pure Life, estabeleceu uma meta para os Estados Unidos de fabricar garrafas de água com 60% de plástico reciclado dentro de uma década.

Essa é uma meta que a empresa diz nunca ter sido atingida. A Nescafé disse à Reuters que era uma meta ambiciosa que não obteve o apoio necessário da indústria e dos formuladores de políticas.

Leia também: Google anunciou uma das maiores iniciativas verdes da tecnologia até agora

A Nestlé e a Coca Cola disseram que é difícil obter o plástico de que precisam de fontes recicladas; a Nestlé disse que muitas vezes paga um prêmio pelo material reciclado.

Todas as três empresas fizeram novas promessas em 2018:

– A Coca-Cola estabeleceu uma meta de atingir 50% de conteúdo reciclado em todas as embalagens até 2030. Atualmente, está em 20%, e cerca da metade dessa taxa para o plástico PET, disse à Reuters.

– A PepsiCo disse que utilizaria 25% de conteúdo reciclado em embalagens até 2025. Ela disse à Reuters em setembro que havia atingido 4% em 2019.

– Nestlé disse que pretende usar 15% de plástico reciclado em suas embalagens até 2025. A empresa disse à Reuters que atualmente está em 3%, acima dos 2% quando fez a promessa.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: Reuters