Autoridades egípcias encontraram caixões de 2.500 anos de idade completamente fechados

Autoridades egípcias encontraram 13 caixões de 2.500 anos de idade completamente fechados

Um surpreendente esconderijo de pelo menos 13 caixões de madeira datados de 2.500 anos atrás foi descoberto na necrópole desértica de Saqqara no Egito.

Autoridades egípcias encontraram caixões de 2.500 anos de idade completamente fechados
Foto: (Reprodução/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito)

O que torna estes caixões tão especiais entre os milhares enterrados no complexo é o fato de terem permanecido intactos por milênios, e ainda estão completamente selados – centenas de anos após a morte de seus habitantes.

De acordo com a página do Facebook do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, os caixões foram encontrados em um poço enterrado 11 metros abaixo do solo, empilhados uns em cima dos outros. Eles estão tão bem preservados, que até mesmo algumas das cores pintadas na madeira ainda estão intactas. Uma análise inicial descobriu que os caixões provavelmente foram selados desde que foram enterrados.

Dentro do poço de sepultamento, três nichos selados também foram encontrados. O Ministro Khaled Al-Anani disse que é provável que haja mais caixões no poço ainda a serem descobertos.

Acredita-se que Saqqara tenha servido como necrópole para Memphis, antes a capital do antigo Egito. Durante 3.000 anos, os egípcios enterraram ali seus mortos; como tal, tornou-se um local de muito interesse arqueológico.

Não é apenas a nobreza enterrada ali, com seus bens sepultados, suas carruagens, seus animais mumificados e seus túmulos ricamente nomeados. É mais provável que esses sejam encontrados, já que seu enterramento foi mais elaborado – mas escavações recentes resultaram em enterros mais simples, provavelmente de pessoas da classe média ou trabalhadores.

Artefatos que carregam história

Mesmo os enterros ricos não são imunes a influências externas. Ao longo dos milênios, muitos desses túmulos têm sido saqueados

Assim, encontrar um esconderijo de caixões que não foram perturbados e não foram abertos durante todo esse tempo significa a possibilidade de bens graves intocáveis no interior.

Dado que os caixões são feitos de madeira, e foram enterrados em um local seco, a possibilidade de qualquer líquido misterioso ser preservado no interior é provavelmente bastante baixa.

Os possíveis bens sepulcros, no entanto, não só poderiam nos dizer quem foi enterrado, mas como eram importantes. É provável que a descoberta aumente nossa compreensão dos costumes egípcios antigos.

Leia também: Cemitério é descoberto em escavação arqueológica no Reino Unido

Os nomes e identidades das pessoas enterradas nos caixões ainda não foram descobertos. Mas, como o trabalho de escavação no local continua, espera-se que esta informação seja encontrada em breve, bem como o número total de caixões enterrados no poço.

Enquanto isso, o Ministério está pronto para lançar uma série de vídeos promocionais sobre a descoberta – a primeira campanha promocional com tema de aventura que você pode assistir, em estilo Indiana Jones, completa com um anúncio sobre o futuro.

O Egito reabriu o turismo cultural a museus e sítios arqueológicos em 1º de setembro, de modo que provavelmente podemos esperar mais anúncios do Ministério nos próximos dias e semanas, já que o governo trabalha para renovar o interesse turístico em visitar as antiguidades do Egito.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Science Alert, Reuters