Uma atualização dos termos de serviço do YouTube nos EUA alterou a forma como a plataforma mostrará anúncios no conteúdo de canais sem monetização habilitada ou “status de parceiro” no Programa de Parceiros do YouTube.
Para se tornar um parceiro no YouTube, o criador precisa ter mais de 1.000 assinantes, atingir 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses, e uma conta AdSense vinculada.
Este programa permite que o criador coloque anúncios em seu próprio conteúdo, o que, por sua vez, permite que ganhe dinheiro por conteúdo na plataforma.
A menos que o criador seja elegível, nenhum anúncio será exibido em seu conteúdo de vídeo. Entretanto, esta mudança nos termos de serviço do YouTube significa que a plataforma de streaming de propriedade da Alphabet poderá agora colocar anúncios antes, durante ou depois de qualquer conteúdo não monetizado, sem dar ao criador uma parte da receita.
O direito de monetizar no YouTube
A partir de 18 de novembro de 2020, quaisquer pagamentos que o criador possa ter direito a receber do YouTube sob qualquer outro acordo entre ela/ele e o YouTube (incluindo, por exemplo, pagamentos sob o Programa de Parceiros do YouTube, afiliação ao Canal) serão tratados como royalties. Se exigido por lei, o Google reterá os impostos de tais pagamentos.
Isso estava por vir desde o início, especialmente porque a Alphabet registrou US$ 5 bilhões em receita publicitária somente no terceiro trimestre de 2020. Isto será, sem dúvida, um duro golpe para canais menores que compõem uma grande parte de toda a plataforma do YouTube.
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Outro fato notável é que, de acordo com relatórios, quase 90% do conteúdo carregado no YouTube nunca ultrapassa a barreira das 1.000 visualizações. Claramente, o YouTube está procurando uma maneira de rentabilizar todo esse conteúdo adicionado.
YouTube recebe 100% da monetização com novos termos
Estes termos atualizados também indicam que os usuários podem começar a ver anúncios em vídeos privados e não listados na plataforma – mesmo que esse canal do YouTube não tenha monetização.
Entretanto, os canais que foram removidos de seu programa parceiro por violações de conteúdo não serão mostrados anúncios – isso é uma lacuna para criadores insatisfeitos.
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Na situação atual, as mudanças nos termos só vão afetar os EUA por enquanto. O que significa que se o canal YouTube estiver carente de monetização em outras regiões, não verá mudanças até meados de 2021.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: 9to5 Google, YouTube