As vantagens do aplicativo e-Título no seu smartphone ou tablet

O novo método substitui o título de eleitor, dispensa a versão impressa, não precisa de segunda via e, o melhor, é gratuito. 

O aplicativo móvel e-Título está disponível desde dezembro de 2017, para usuários de Iphone (iOS), smartphones (Android) e tablets. Ele é nada mais, nada menos que o título de eleitor digital.

É totalmente gratuito, não precisa imprimir a segunda via, pois o documento do aplicativo já substitui o título. A Justiça Eleitoral desenvolveu este método com o intuito de facilitar a vida da população. Por ele, também é possível ver a zona eleitoral e a situação do eleitor. Após baixar o aplicativo, é necessário apenas que o usuário insira seus dados pessoais. 

Com o e-Título, o eleitor pode emitir certidões, como quitação eleitoral e crimes eleitorais, sem a necessidade de imprimi-las, pois são emitidas pelo QR Code do aplicativo e tem leitura diretamente do aplicativo do seu celular. 

Na hora que o eleitor for preencher as informações no aplicativo, o ideal é ele estar com o título de eleitor em mãos, pois as informações precisam ser idênticas às que foram registradas no cadastro eleitoral. Caso alguma informação não esteja coincidindo com a gravada no sistema eleitoral, o aplicativo não irá validar o cadastro. 

ANÚNCIO

Se o eleitor tiver feito o recadastramento biométrico, que é um cadastro com as impressões digitais, fotografia e assinatura, na Justiça Eleitoral, na hora de utilizar o e-Título, a foto do usuário irá aparecer, o que irá facilitar na identificação do eleitor durante o voto. Caso contrário, se o eleitor não tiver feito o recadastramento, ao baixar o e-Título, a versão virá sem fotografia. 

No Brasil, pouco mais de 11 milhões de eleitores já baixaram o aplicativo. É possível acompanhar o número de e-Títulos baixados por unidade da Federação. Todos os dados são atualizados diariamente. 

Segurança do aplicativo

Um outro benefício de baixar o e-Título, além de ser completamente digital, os usuários têm seus dados eleitorais completamente seguros e disponíveis a todo momento, o que diminui qualquer risco de extravios ou danos ao título de eleitor do responsável. Além disso, o eleitor não precisará ir até um cartório eleitoral para solicitar uma segunda via do título, já que o aplicativo substitui o documento, facilitando a vida do usuário. 

É válido ressaltar que o título de eleitor impresso continua valendo da mesma forma e com a mesma validade na versão original.  

Como baixar o aplicativo e-Título

O download do aplicativo está disponível para iOS e Android. É totalmente gratuito. Basta procurar o aplicativo de download do seu celular, sendo Google Play, para Android, e Apple Store, para iOS.

Em seguida, digite “e-Título” no local de busca. Fique atento ao aplicativo oficial e, após ter encontrado, clique em “baixar” para começar o download e, em seguida, será concluída a instalação. 

A nova plataforma digital da Justiça Eleitoral foi um sucesso entre os eleitores, justamente por ser móvel e permitir o acesso rápido às informações do eleitor, proporcionando uma grande comodidade ao usuário e reduzindo custos a Justiça Eleitoral. 

ANÚNCIO