O que é o Life Time Value (LTV) e o seu poder no Marketing Digital

O Life Time Value tem ganhado cada vez mais destaque no Marketing. A tradução literal do termo para português seria “valor do tempo de vida”.

Entretanto, no Marketing Digital, o termo possui um significado um pouco mais diferente. 

LTV
Foto: (reprodução/internet)

Nessa área é o valor de tempo da “vida” do cliente. Ou seja, como você faz com que o seu cliente tenha uma certa relação com a sua marca. 

Afinal de contas, um cliente não precisa se relacionar somente uma vez com sua empresa, mas ele pode voltar sempre que desejar. Ou seja, ele pode ter uma certa fidelização. 

Isso é algo utilizado pelas grandes empresas. Elas não pensam somente em conquistar um novo mercado, mas fazer com que um cliente sempre consuma na mesma marca. 

Por conta disso, não pense somente em ter um novo cliente, mas em como fidelizá-lo. Em como fazer para que ele compre mais de uma vez com você. 

Dessa maneira, você garante que sempre terá um lucro. Pois é muito mais fácil e simples que alguém fidelize em sua marca do que conquistar um novo consumidor. 

LTV é a mesma coisa que CAC?

O LTV não deve ser confundido com o CAC. Este é o Custo de Aquisição de Cliente. 

Já o LTV serve para que alguém compre sempre com você. 

Por exemplo, uma empresa virtual como a Amazon, ela tem uma alta capacidade de LTV. Muitos de seus clientes que já compraram um livro na loja virtual sempre tendem a voltar no site para fazer uma nova compra. Isso acontece principalmente por conta dos investimentos em LTV. 

Em uma loja como essa, sabe-se que um cliente fica ativo por muito tempo. Ele poderá realizar inúmeras compras no site ao longo dos anos. 

Isso acontece tanto pela diversidade de produtos, como também por esses serem produtos que as pessoas usam ao longo de sua vida, como um livro. 

Como calcular o LTV?

Esse valor de tempo que um cliente estará fidelizado a você pode ser calculado. Dessa maneira, é possível até mesmo fazer uma certa projeção das suas possibilidades de lucro. 

Assim, você precisa saber algumas variáveis de sua empresa. 

O ideal é que ela já possua um certo histórico de vendas. E não que você pense nesse cálculo sendo que acabou de começar o seu negócio. 

Você precisa saber quantas compras um cliente costuma fazer. Para saber essa média, só saber quantas vendas você realizou dividido pelo número de cliente. A partir disso, você precisa saber o quanto de tempo o cliente fica na sua loja. 

Por exemplo, se o seu produto pode ter a durabilidade de alguns meses, você tem de fazer com que o cliente volte a comprar com você novamente após esse período. Assim, esse retorno dele te garante maiores lucros. 

Portanto, o LTV será feito de maneira com que você saiba por quanto tempo você pode manter fidelizado o seu cliente, podendo ser até mesmo por anos. Dessa maneira, você pode direcionar adequadamente seu marketing para ter melhores retornos.