Esta semana, a Universidade Espacial Internacional, com sede em Estrasburgo, França, terminou seu primeiro Programa Espacial Interativo Virtual, ou PEIV.
O PEIV, ou Programa Espacial Interativo Virtual, é um programa de desenvolvimento on-line para cientistas de diferentes campos de especialização.
Ele os treina para trabalharem juntos em grupos, utilizando recursos espaciais, para se prepararem para o voo espacial e outros projetos relacionados.
O Programa Espacial Interativo é estruturado para ser como uma verdadeira missão espacial. Cerca de um mês antes do início do programa de cinco semanas, os grupos receberam treinamento em dinâmica de equipe e habilidades de comunicação.
Eles também aprenderam como usar ferramentas digitais para compartilhar documentos, formar equipes e promover trocas sociais.
Ao redor do mundo
Oitenta e seis homens e mulheres, representando 30 nacionalidades diferentes, participaram do mais recente Programa Espacial Interativo, chamado PSI 2020.
Os participantes aprenderam sobre todas as áreas de estudo ligadas à exploração espacial. Como membros de uma tripulação de voo espacial real, eles trabalharam de perto com especialistas espaciais durante o programa.
O diretor do Programa Espacial 2020, Göktu? Karacal?o?lu, pesquisador turco, conversou com a VOA sobre os participantes.
“Assim, a Universidade Espacial em geral, não particularmente este programa, atua em um ambiente mais quase intergeracional, de modo que temos participantes a partir de recém-formados com 20, 21 anos de idade.
” E temos participantes, mesmo neste programa, com mais de 60 anos de idade, que são gerentes sênior em suas instituições ou organização”. E geralmente, a idade média é em torno de 35 anos.
Posso definitivamente dizer que a rede que temos na ISU, especialmente graças a nossos ex-alunos – e temos ex-alunos [de] cerca de 110 países, no momento, representados – essa rede é na verdade um dos fatores que impulsionam as pessoas para os programas da ISU”.
Este ano, 12 dos participantes vieram da Índia, que tem um programa espacial muito forte atualmente. Quatro dos 12 foram premiados com uma bolsa de estudos em homenagem à astronauta indiana-americana Kalpana Chawla.
Ela foi a primeira mulher indiana a entrar para o espaço. E também foi uma dos sete astronautas mortos quando o ônibus espacial americano Columbia se separou ao reentrar na atmosfera da Terra em 1º de fevereiro de 2003.
Missão: Acabar com pandemias
Assim como os astronautas reais, os participantes foram convidados a completar uma missão espacial simulada. Karacal?o?lu explica:
“O tópico deste ano, este programa em particular, é como o espaço – tecnologia espacial, bens espaciais, em geral – pode ajudar a atual e as próximas pandemias futuras, para resolver a situação”.
Em muitos dias, o programa começou com uma palestra de um especialista de um funcionário ou representante de uma agência espacial.
Ex-alunos do programa conversaram com os participantes em outros momentos. Uma de suas ex-alunas mais famosas é a americana Jessica Meir. Ela conversou com os participantes neste verão sobre seu trabalho com a NASA, a agência espacial dos EUA.
Meir fez parte do primeiro passeio espacial totalmente feminino da história.
O treinamento interativo também envolveu aspectos práticos de crises espaciais e de saúde, incluindo pandemias. Os participantes tiveram a oportunidade de utilizar a tecnologia de satélite e de comunicação.
Outras áreas de estudo foram a inteligência artificial e os campos médicos. Os palestrantes falaram sobre negócios, cooperação internacional e outras questões.
Interesses que se completam
Estas conversas foram seguidas por atividades individuais e de trabalho em equipe. Os participantes do ISP trabalharam em equipe com membros em diferentes fusos horários.
Eles estudaram questões de espaço e saúde relacionadas a pandemias. Karacal?o?lu disse que as equipes examinaram de perto quatro áreas.
“Uma é como monitorar as pandemias a partir do espaço, a segunda é como mitigar para um evento futuro, como prevenir e como estar preparado”.
“Portanto, na verdade, temos estas quatro equipes diferentes, cada uma delas realmente indo muito mais a fundo em cada uma destas áreas”.
Stress e desafios
Como parte da experiência do ISP 2020, os participantes foram obrigados a realizar atividades não diretamente relacionadas à exploração do espaço. Eles tinham que cultivar alimentos, cozinhar algo, fazer exercícios físicos – como caminhar uma certa distância – e plantar uma árvore.
O trabalho com falantes de outros idiomas, fez com que aprendessem a se comunicar melhor em inglês. O trabalho através de fusos horários os fez entender como os astronautas se sentem ao circular pelo planeta durante um dia típico de trabalho.
A experiência como astronauta virtual
No final do programa, cada equipe produziu um relatório e fez uma apresentação sobre como o espaço pode ajudar a combater as pandemias.
A universidade diz que as apresentações foram feitas a representantes da Organização Mundial da Saúde e a tomadores de decisão de todo o mundo.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br