Transformação digital: 3 curiosidades sobre

Já ouviu falar em transformação digital? É o que temos vivido e experimentado nos últimos anos. Esta é a razão de quase tudo que fazemos hoje ser feito digitalmente. A transformação digital tem alterado a forma como vivemos e agimos.

Em 2016, o Governo Federal iniciou o planejamento estratégico da Governança Digital, que busca aplicar uma transformação digital, isto é, fazer com que os processos sejam feitos de forma digital.

Com isso, você vai poder fazer suas solicitações, pegar documentos, tudo de forma digital. Já pensou que maravilha não precisar mais ter que sair de casa para resolver problemas com documentação? Isso sem falar que não será preciso ter uma pasta cheia de documentos em casa.

Transformação Digital
Foto: (reprodução/internet)

O planejamento do Governo Federal era de que ela estivesse implantada até 2019 e, assim, os processos do Governo já deveriam estar sendo realizados de forma totalmente digital.

A transformação digital na sua documentação

Sabe quando você marcou com o crush de ir ao cinema e sai de casa em cima da hora, com pressa e acaba esquecendo um monte de coisas, tipo a CNH? Aí fica o caminho todo torcendo para não ter nenhuma blitz, para não ser parado, né?

ANÚNCIO

Olha só que legal, agora você não precisa mais ter esse tipo de preocupação. É possível ter sua CNH bonitinha no celular. Não estou falando de tirar uma foto dela, mas do app (que está disponível para Android e para iOS).

Com o app oficial do Governo, basta estar com o celular quando fora parado em uma blitz. Ou seja, não precisa mais ficar andando com a física, nem se preocupar em tirar uma segunda via. Menos uma preocupação para quando sair de carro. Ah, pequena observação: a CNH digital não serve como documento em provas.

Título de eleitor digital

E essa inovação não é exclusiva para a CNH. Outro documento que usamos de vez em nunca, mas que precisamos ter até mesmo para conseguir um trabalho, é o título de eleitor, assim como algo que comprove que você está em dia com o Tribunal Eleitoral.

Você sabe que agora pode ter isso na palma da mão? O app pode ser usado na hora de ir votar. Também, no próprio aplicativo você consegue gerar a certidão de nada consta, mostrando que você está em dia. Facilita bastante, né?

Última novidade: carteira de trabalho também online

E os aplicativos não acabam por aqui. Quando você quiser saber o dia certinho que sua carteira foi assinada, ou quando foi desligado de alguma empresa, não precisa mais consultar sua carteira de trabalho física. Basta baixar o app (assim como os outros, ele está disponível para Android e iOS).

E mais uma curiosidade: ter que ficar fazendo cadastro em um monte de sites e aplicativos é algo bem chato e que demanda muito tempo. Mas, o Governo pensou nisso e encontrou uma solução. Para o aplicativo da CNH e da carteira de trabalho, basta um cadastro, o que facilita muito a vida do cidadão.

Transformação Digital na socialização?

Outro aspecto que mudou muito na última década é a forma como nos relacionamos com as pessoas. A maneira como conhecemos pessoas, como conversamos, como nos divertimos, tudo tem sido alterado pelas inovações digitais.

Há alguns anos, se uma criança queria brincar com o coleguinha, ela precisava ir até a casa do amigo e perguntar se ele podia brincar (já aconteceu com você de chegar na casa do amiguinho e a mãe dele falar que ele não podia sair?). Hoje, para que ir lá se é só mandar um WhatsApp?

Não só conversar, na realidade nem precisa mais estar um próximo ao outro para brincarem juntos. Com tantos jogos que podem ser jogados online, cada um pode continuar em sua casa, tranquilamente, e ainda assim brincarem juntos o dia inteiro.

Nova maneira de criar vínculos

Não só crianças mudaram o jeito de se socializar com seus amigos. Até mesmo a forma como as pessoas se conhecem tem mudado mais e mais a cada ano. Você pode baixar um aplicativo para conhecer pessoas de outros países para conversar.

Mas, sempre é bom ficar atento com as amizades feitas no mundo digital. Lembre-se de que mentir no mundo digital é muito fácil, sendo um dos riscos que essas mudanças trouxeram para nossa rotina.

Transformação Digital no mundo econômico

Essas transformações tiveram um grande impacto no trabalho também. Afinal, com um celular e uma bicicleta (e um bom preparo físico) você pode trabalhar para si mesmo, realizando entregas pelo Uber Eats.

Hoje tem empresas em que é possível trabalhar de casa, home office. Os documentos são salvos na nuvem e é possível realizar teleconferências com pessoas do mundo inteiro. Precisa transferir um dinheiro? Só pegar o celular no bolso e abrir o app do banco.

A tendência dos bancos digitais

Vai abrir uma conta? Para que ir até a agência? Você pode criar uma conta no Banco Inter, que é totalmente digital. Não vai precisar ir para a agência para nada, na realidade, ainda que queira ir em alguma agência não vai conseguir. O Banco Inter não possui agências físicas.

Seja na documentação, socialização, economia e muitas outras áreas que nem foram citadas nesse pequeno texto, o que se pode perceber é o quanto a cultura tem sido influenciada por inovações, cada vez mais constantes e drásticas na sociedade.

O que você espera para os próximos 10 anos?

ANÚNCIO