O App CDT já oferece CNH Digital e CRLV

A plataforma substitui as versões impressas dos dois tipos de documentos para motoristas.

A partir deste mês, o motorista pode reunir dois de seus principais documentos em um único lugar: o celular.

CDT
Foto: (reprodução/internet)

Com o aplicativo CDT, Carteira Digital de Trânsito, é possível ter a CNH Digital,  que já é válida em todo território nacional desde dezembro de 2018, e substitui a versão da Carteira Nacional de Habilitação em documento físico; e a versão digital  do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), também chamado de “documento do veículo”.

O aplicativo está disponível para os serviços Android iPhone (iOS) e é válido para todos os estados do país, para o Distrito Federal e para qualquer cidadão nativo ou naturalizado no país que possua as documentações em papel. 

CDT: Como utilizar os serviços

A Carteira Digital de Trânsito oferece a CNH e a CRLV com as mesmas garantias jurídicas que têm esses documentos em sua versão impressa em papel. 

ANÚNCIO

Depois de ser fazer as devidas configurações no app, ele  pode ser apresentado sempre que solicitado pelos agentes de trânsito, como meio de identificação do motorista e do veículo

Como o aplicativo substitui as versões impressas, não é necessário andar também com os documentos  em papel. Uma das duas versões já será suficiente. 

O aplicativo é gratuito

Não é preciso desembolsar nenhum valor para ter o aplicativo CDT no seu smartphone. O download é gratuito e não necessita de formalidades para validar os documentos.

Através dos próprios recursos do software, todo processo é realizado sem complicações. 

Como é feito o cadastro

Para utilizar o app CDT, o motorista  deve solicitar a CNH e o CRLV em suas versões digitais pelo próprio aplicativo no celular. Uma vez baixado e instalado, o aplicativo solicitará um login, que é feito utilizando o CPF e a senha do gov.br.

Esta senha é feita por meio da  plataforma do Governo Federal que autentica o usuário no serviço e unifica os documentos. Caso o interessado ainda não tenha o cadastro online, da para criar um cadastro na hora com a opção “Entrar com gov.br”.

Agora que foi feito o acesso à conta, é necessário estar com os documentos impressos em mãos para fazer o cadastro. O usuário pode cadastrar ambos os documentos ou, caso prefira, apenas a CNH ou apenas o CRLV. 

Depois do cadastro, o aplicativo fornece uma  cópia virtual do documento no smartphone, que passa a servir como documento legítimo de identificação. 

Como funciona em uma blitz

Caso o motorista seja parado em uma blitz e o agente de trânsito solicite os documentos, é necessário exibir ao agente um QR Code (código de barras bidimensional escaneável por câmera) para validar o documento virtual.

Cópia em PDF com valor de cópia em cartório

Além das versões digitais, pelo aplicativo CDT também é possível  gerar versões do documento do motorista e do veículo em PDF, ambos com assinatura  digital. A cópia digital dos documentos é válida tal como uma cópia física do documento autenticada em cartório, segundo o órgão do Sistema Nacional de Trânsito: (Denatran).

ANÚNCIO