A plataforma substitui as versões impressas dos dois tipos de documentos para motoristas.
A partir deste mês, o motorista pode reunir dois de seus principais documentos em um único lugar: o celular.
Com o aplicativo CDT, Carteira Digital de Trânsito, é possível ter a CNH Digital, que já é válida em todo território nacional desde dezembro de 2018, e substitui a versão da Carteira Nacional de Habilitação em documento físico; e a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), também chamado de “documento do veículo”.
O aplicativo está disponível para os serviços Android e iPhone (iOS) e é válido para todos os estados do país, para o Distrito Federal e para qualquer cidadão nativo ou naturalizado no país que possua as documentações em papel.
CDT: Como utilizar os serviços
A Carteira Digital de Trânsito oferece a CNH e a CRLV com as mesmas garantias jurídicas que têm esses documentos em sua versão impressa em papel.
Depois de ser fazer as devidas configurações no app, ele pode ser apresentado sempre que solicitado pelos agentes de trânsito, como meio de identificação do motorista e do veículo.
Como o aplicativo substitui as versões impressas, não é necessário andar também com os documentos em papel. Uma das duas versões já será suficiente.
O aplicativo é gratuito
Não é preciso desembolsar nenhum valor para ter o aplicativo CDT no seu smartphone. O download é gratuito e não necessita de formalidades para validar os documentos.
Através dos próprios recursos do software, todo processo é realizado sem complicações.
Como é feito o cadastro
Para utilizar o app CDT, o motorista deve solicitar a CNH e o CRLV em suas versões digitais pelo próprio aplicativo no celular. Uma vez baixado e instalado, o aplicativo solicitará um login, que é feito utilizando o CPF e a senha do gov.br.
Esta senha é feita por meio da plataforma do Governo Federal que autentica o usuário no serviço e unifica os documentos. Caso o interessado ainda não tenha o cadastro online, da para criar um cadastro na hora com a opção “Entrar com gov.br”.
Agora que foi feito o acesso à conta, é necessário estar com os documentos impressos em mãos para fazer o cadastro. O usuário pode cadastrar ambos os documentos ou, caso prefira, apenas a CNH ou apenas o CRLV.
Depois do cadastro, o aplicativo fornece uma cópia virtual do documento no smartphone, que passa a servir como documento legítimo de identificação.
Como funciona em uma blitz
Caso o motorista seja parado em uma blitz e o agente de trânsito solicite os documentos, é necessário exibir ao agente um QR Code (código de barras bidimensional escaneável por câmera) para validar o documento virtual.
Cópia em PDF com valor de cópia em cartório
Além das versões digitais, pelo aplicativo CDT também é possível gerar versões do documento do motorista e do veículo em PDF, ambos com assinatura digital. A cópia digital dos documentos é válida tal como uma cópia física do documento autenticada em cartório, segundo o órgão do Sistema Nacional de Trânsito: (Denatran).