Saiba como baixar o App do CPF digital que permite acessar a CNH

ANÚNCIO

Pouco a pouco os documentos brasileiros passam a ser digitais. O CPF que é um dos mais importantes já havia deixado de ser um cartão azul, para estar incorporado no novo RG, porém a versão digital simplifica ainda mais.

O CPF virou um aplicativo criado pela Receita Federal e é gratuito para todos. Por aqui, iremos mostrar as funcionalidade da ferramenta, vantagens e críticas de usuários e também como baixar o app no seu celular.

ANÚNCIO

O nome da ferramenta é CPF Digital, ele é o meio eletrônico que permitir a identificação de pessoas físicas com praticidade. Além disso, a ferramenta visa dar segurança e é uma ótima opção para quem perdeu o documento.

CPF Digital e CNH estão disponíveis em aplicativo - Diário da Manhã
Fonte: reprodução/internet

Veja neste artigo como baixar e usar o aplicativo do CPF Digital.

Ferramentas de segurança do app

Usar esse tipo de serviço via internet pode trazer receio para algumas pessoas no quesito segurança dos dados. Ainda mais se tratando de um dos principais dados de uma pessoa como é o caso do CPF.

ANÚNCIO

Porém a ferramenta do governo garante segurança por meio do uso da biometria e informa que os seus documentos só aparecem para você no seu aparelho, e não ficam registrados em outros lugares.

O app também usa a câmera como “prova de vida” para registrar seu rosto piscando e sorrindo. Essa é uma ferramenta para certificar a identidade do usuário e evitar fraudes.

Esses passos de segurança são responsáveis pela sua validação no aplicativo. Após ter realizado cada um deles ainda é preciso uma selfie para comparar o seu rosto com a cadastrada biometria. Ambos os dados ficam em análise.

Aplicativo une CPF e CNH

Essa foi uma das atualizações da ferramenta que somou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Pessoa Física (CPF). Esse é um fato importante e que tem levado o aplicativo a uma série de más avaliações.

Ele é extremamente útil para reduzir a quantidade de documentos levados para as ruas e para se certificar de nunca estar sem eles, já que hoje em dia é mais provável esquecer a carteira em casa do que o celular.

Mas fique atento, essa função do aplicativo só está disponível para quem possui CNH. Isso porque a validação de biometria reconhecimento facial do aplicativo usa a base de dados do Denatran. Ele também não irá funcionar para quem não está com a carteira válida.

Avaliação e críticas ao app

Portanto, se você possui carteira de motorista ele pode ser uma boa. Esse fato é uma das principais razões de avaliações ruins no Google Play. Os usuários afirmam não terem sidos informados sobre a necessidade do outro documento. De fato, na propaganda não há essa informação.

A média de avaliação do aplicativo para Android é de 2,8 com a recente atualização. A descrição informa que o app permite uma comunicação do cidadão com o governo e que ele ajuda a obter auxílio do Ministério da Economia. Porém para alguns usuários nas avaliações ele parece sem tanta utilidade.

O desenvolvedor da ferramenta foi o Serpro e em resposta às críticas, há informações de estarem atualizando a ferramenta para melhor atender ao público. Há também a sugestão de somar ao app outros documentos como RG, título de eleitor e outros.

Como baixar?

Contudo, como informado, ele serve para quem perdeu o documento ou está com o cartão danificado. Pode ser útil também para quem gostaria de ser uma segunda via no aplicativo de segurança em caso de esquecimento do documento ou roubo.

O aplicativo pode ser baixado nos links abaixo

ANÚNCIO