O aplicativo do Google agora pode dizer por que uma empresa está te ligando

ANÚNCIO

O aplicativo “Verified Calls” explicará porque uma empresa está incomodando você.

O Google anunciou oficialmente um novo recurso de “Chamadas Verificadas” para seu aplicativo, que foi projetado para dar mais informações quando uma empresa está ligando para você. Chamadas compatíveis mostrarão o nome de uma empresa, a marca, um pequeno emblema para mostrar que foi verificado e o motivo para sua chamada.

ANÚNCIO
O aplicativo do Google agora pode dizer por que uma empresa está te ligando
Foto: (reprodução/internet)

O recurso está vindo para o aplicativo Google Phone, que normalmente vem nos telefones Pixel e Android One. No entanto, o Google diz que agora estará disponível para download em um conjunto “limitado” de telefones adicionais rodando Android Pie e telefones posteriores, incluindo aparelhos da Samsung e da LG.

 Os telefones compatíveis poderão ter o aplicativo da Play Store do Google e depois configurá-lo como seu aplicativo padrão de chamadas telefônicas.

Dependendo de como as empresas o utilizam, o recurso de chamadas verificadas pode ser de grande ajuda, não apenas para que você saiba quem está ligando (ajudando a evitar chamadas de spam), mas também para deixar claro quando pode ser necessário largar tudo para atender a chamada. 

ANÚNCIO

Por exemplo, você pode querer parar para atender uma chamada de seu banco sobre uma possível transação fraudulenta, mas recusar uma chamada de marketing do mesmo assunto.

De acordo com o Google, o recurso também beneficia os negócios porque as pessoas têm muito mais probabilidade de atender uma chamada que é verificada. Embora a empresa não compartilhe números específicos, ela disse que tem visto um aumento significativo na probabilidade de clientes atenderem chamadas durante os testes do recurso. (Confirmou um teste no Brasil em junho.)

 O Google também diz ter encontrado um aumento na confiança do consumidor após o lançamento de seu recurso de SMS verificado no ano passado. É importante que haja incentivos para que as empresas utilizem esses recursos, uma vez que as chamadas verificadas confiam neles fornecendo proativamente informações ao Google para que o recurso funcione.

De acordo com uma página de suporte do Google, as chamadas verificadas funcionam fazendo um ping no servidor do Google com seu número de telefone, seu número de telefone e a razão de sua chamada antes que ela toque você.

Leia também: Google lança ferramenta de notícias-faladas e promete playlist personalizada

 O aplicativo em seu telefone então compara a chamada recebida com as informações que recebe do Google, e se os dois corresponderem, então ele mostra a chamada como verificada. O servidor do Google então apaga esta informação “em minutos”. 

O Google nos diz que as empresas podem usar o recurso independentemente de estarem fazendo chamadas em massa ou individualmente, e que ele tem salvaguardas para impedir que as empresas abusem dele.

Este recurso pode oferecer uma grande melhoria em relação aos sistemas de identificação de chamadas existentes, pois verifica que as empresas são o que dizem ser, além de mostrar o motivo de sua chamada. Também deveria funcionar independentemente de sua operadora, de acordo com o Google.

No último mês, houve indícios de que o aplicativo Phone do Google está chegando a mais aparelhos Android depois que a polícia do Android descobriu que a versão beta do aplicativo poderia agora ser instalada em mais telefones, incluindo Samsung e aparelhos OnePlus.

No entanto, o Google observa que nem todos os recursos do Google Phone estarão disponíveis em todos os aparelhos compatíveis. Correio de voz visual, gravação de chamadas e tela de chamada, por exemplo, continuarão a ser exclusivos para telefones que vêm com o aplicativo. O Google responsabilizou “dependências de hardware” pela exclusividade.

O Google diz que as chamadas verificadas estão sendo feitas nos EUA, México, Brasil, Espanha e Índia a partir de hoje, e planeja adicionar mais países ao longo do tempo. O aplicativo do Google Phone estará disponível para download a partir do final desta semana, diz o Google.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: The Verge, Android Police

ANÚNCIO