Você sabia que é possível juntar-se ao mercado de trabalho e conseguir capacitação para a formação profissional mesmo sendo jovem? Pois é, por conta do programa Jovem Aprendiz, isso se tornou realidade.
Diversas instituições e empresas financeiras, como a Caixa Econômica Federal, oferecem vagas de emprego para os jovens que não tem nenhuma experiência de trabalho e encontram dificuldades para se inserir no ambiente profissional.
Essa instituição é bastante renomada e sempre esteve junto com os brasileiros. O programa Jovem Aprendiz Caixa disponibiliza vagas para atuar nos setores relacionados aos serviços administrativos e de atendimento ao público.
Para saber mais sobre o Jovem Aprendiz Caixa e como se cadastrar no programa, basta continuar lendo o artigo!
Jovem Aprendiz Caixa
Criado pelo governo nos anos 2000, o programa Jovem Aprendiz tem como objetivo estimular o primeiro emprego dos indivíduos que possuem de 14 a 24 anos. Seguindo as leis estabelecidas para esse programa, a Caixa ocupa, em média, de 5% a 15% do quadro de funcionários apenas com as contratações de jovens.
Há algum tempo, a Caixa Econômica Federal renomeou o programa para Adolescente Aprendiz Caixa, pois, no caso da instituição, esse sistema de integração é voltado para os jovens de até 18 anos. Veja, abaixo, as exigências para se inscrever nesse novo projeto.
Requisitos necessários
- Ter entre 15 e 17 anos completos;
- Comprovar renda familiar de até 50% do salário mínimo;
- Estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental ou no EJA (Ensino para Jovens e Adultos).
Com a duração de até 2 anos e a jornada de trabalho de até 6 horas diárias, o programa Jovem Aprendiz Caixa fornece cursos de capacitação para auxiliar os jovens na vivência profissional, combinando desenvolvimento teórico e prático.
Salário e benefícios
O Jovem Aprendiz Caixa proporciona, aos participantes, um ambiente confortável e pronto para a troca de experiências e habilidades. A seguir, confira alguns benefícios e direitos que esse programa concede aos funcionários.
- Salário de R$ 954,00 por mês;
- Vale-transporte;
- Vale-alimentação;
- Férias remuneradas;
- Pagamento do FGTS.
Além disso, o aprendiz poderá escolher entre trabalhar auxiliando e dando suporte aos clientes ou atuar, juntamente com o gerente e demais funcionários, em serviços gerais realizados pela empresa.
Como se cadastrar no Jovem Aprendiz Caixa
As inscrições para o programa Jovem Aprendiz Caixa são feitas mediante entidades parceiras ao banco. Portanto, para se candidatar a uma vaga de trabalho, basta fazer o cadastro por lá. Algumas das empresas que realizam o processo seletivo do programa são:
- CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola);
- IDES (Instituto de Desenvolvimento Sociocultural);
- RENAPSI (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração);
- CESAM (Centro Salesiano do Aprendiz).
Para se cadastrar, basta o interessado se inscrever no site, preenchendo os dados pessoais, ou enviar um currículo virtual. Para ter acesso a lista completa das instituições, assim como os seus respectivos sites e contatos, confira por aqui.
Se destaque na entrevista
Iremos destacar aqui, um vídeo especial de uma Jovem Aprendiz em que são elencadas dicas de como se sair bem na entrevista de emprego. Os jovens que se candidatam a essas vagas, geralmente nunca foram entrevistados, então é importante se preparar.
Contato Caixa
A Caixa disponibiliza um número de telefone que está disponível para diversas informações, inclusive para o programa Jovem Aprendiz. O numero é o 0800 725 7474.