Homem negro inocente é preso e levado

ANÚNCIO

Graças ao reconhecimento facial falho

Um homem negro morando em Michigan estava dentro de seu escritório quando recebeu uma ligação do departamento de polícia, dizendo-lhe para ir à delegacia se render ao crime que acabara de cometer. Na época, ele achou que essa ligação era uma brincadeira feita por alguns de seus amigos ou adolescentes brincando. Infelizmente, não foi.

Reconhecimento facial injustamente acusou um homem negro

Innocent Black Man Gets Arrested and Taken Mug Shots; Thanks to Failed Facial Recognition

ANÚNCIO

O New York Times noticiou quarta-feira, 24 de junho, a história de um homem que se dizia ser o primeiro negro acusado injustamente, graças ao fracasso no reconhecimento facial da polícia.

Robert Julian-Borchak Williams, um homem negro, morando em silêncio com sua esposa em um bairro particular em Michigan, foi preso em janeiro pelo Departamento de Polícia de Detroit por causa de um “crime de ordem judicial” e casos de “furto” movidos contra ele.

Quando recebeu a ligação do policial, ele não acreditou. Ele pensou que era uma brincadeira. No entanto, Williams sabe por si mesmo que não cometeu nenhuma violação da lei federal.

ANÚNCIO

No entanto, quando ele estava indo para casa, carros da polícia o pararam na calçada. Williams recebeu ordem de se afastar do veículo e foi algemado pela polícia de Detroit. Sua esposa, em seguida, saiu para perguntar sobre as acusações apresentadas.

A polícia disse à esposa para ‘pesquisar no Google‘ e ouviu as acusações criminais contra o marido.

Quando chegaram à sala de interrogatório, os detetives perguntaram: “Quando foi a última vez que você foi a uma loja Shinola?” Esta loja oferece relógios, artigos de couro e outros materiais dignos. Williams não se lembra de entrar nesse lugar desde 2014.

“Você acha que todos os homens negros são parecidos?”

Depois disso, Williams recebeu uma foto de um homem furtando a loja. Foi perguntado se ele reconhece seu rosto na imagem. Embora a foto estivesse embaçada, ele sabia que não era o homem da foto.

Não, não sou eu“, disse Williams. “Você acha que todos os homens negros são parecidos?”

Nesse momento, ele insistiu que não estava envolvido em nenhum crime. Ele foi libertado até aquela noite. Durante sua estadia, Williams ouviu um dos investigadores dizer “Acho que o computador entendeu errado“.

O que é o perfil racial?

Innocent Black Man Gets Arrested and Taken Mug Shots; Thanks to Failed Facial Recognition

A questão do perfil racial tem sido uma das questões mais controversas da América. Esse problema ocorre quando as autoridades usam raça, religião ou etnia para localizar suspeitos.

As empresas Amazon, Microsoft e IBM já limitam o uso de reconhecimento facial para os departamentos de polícia. Isso ocorreu depois que os advogados e as massas acusaram a maioria dos policiais de acusar injustamente “pessoas de cor” quando um certo crime aconteceu em uma cidade.

 

Fonte: TimesTech

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

ANÚNCIO