No mês passado, o Google anunciou que iria atender um pedido de longa data de recursos em seu cliente RCS. A criptografia de ponta a ponta no Google Messages está agora sendo implementada para alguns usuários beta.
Em meados de novembro, o Google anunciou o recurso de segurança com disponibilidade global de sua solução RCS (Serviço de Comunicações Ricas, em português) direta.
A E2EE (Criptografia de ponta-a-ponta) significa que o conteúdo de um chat não pode ser lido por ninguém como se fosse enviado do remetente para o receptor.
A segurança nos aplicativos Google
O Google está inicialmente permitindo a criptografia de ponta a ponta para conversas um-a-um. Ele estará ligado por padrão, sem opção de desativar e as conversas passadas serão automaticamente atualizadas, resultando assim em uma postura de privacidade. Além do RCS/Chat precisar ser habilitado, ambas as partes têm que estar no beta do Google Messages, disponível no Google Play Store.
Uma vez lançado, o banner “Conversando com [contato]” terá um ícone de cadeado. Esse símbolo cinza também será exibido ao lado dos carimbos de tempo e indicadores de entrega/leitura, assim como no botão de envio.
O início da criptografia do Google Messages
Há apenas alguns relatórios, especificamente nos EUA e no Canadá (via Twitter e Reddit) sobre a disponibilidade da criptografia E2E.
Leia mais: Google Meet e Workspace tem novos recursos disponíveis que ajudam no home office
O Google anuncia o recurso como fornecendo “Mais segurança em chats”, e observa como “as mensagens agora estão mais seguras durante o envio” com um link para saber mais.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fonte: 9to5Google